Provas do Enem já foram distribuídas a todos os pontos de aplicação, segundo Inep

Inep informou que processo logístico foi iniciado às 8h, simultaneamente, em todos os estados
Versão impressa do Enem - Arquivo/Agência Brasil

Sem problemas logísticos, a distribuição dos cadernos de prova para a etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste domingo (28) foi concluída, por volta das 10h41, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A logística é de responsabilidade de encarregados do Ministério da Educação (MEC) e dos Correios. Os portões foram abertos nos centros de aplicação de todo o país às 12h de hoje, pontualmente.

O malote com as provas só pode ser aberto às 13h, após o fechamento dos portões, e na presença de um certificador da Rede Nacional de Certificadores (RNC) e de dois participantes do exame escolhidos de maneira aleatória. Os certificadores são servidores públicos federais ou professores da rede pública estadual ou municipal. Eles representam o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em cada local de prova.

Antes de sair para os locais de aplicação, os malotes das provas ficam armazenados em galpões logísticos de segurança máxima, em cada estado, sob vigilância até o dia da aplicação. A logística de distribuição das provas envolve servidores dos Correios, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar e da Polícia Civil de todos os estados. Esse trabalho conta com profissionais de transporte, segurança e distribuição. Ao todo, são 52.957 profissionais envolvidos, sendo 49.491 para o Enem impresso e 3.466 para o Digital.

Enem 2021

Neste domingo (28), serão realizadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática. Ao total, os candidatos terão 5h para responder às 90 questões aplicadas.

Já no primeiro dia de provas, domingo (21), os feras responderam a outros 90 quesitos das provas de Linguagens, Ciências Humanas, além de uma redação, em um tempo limite de 5h30.

Ao total, a primeira aplicação do Enem 2021 teve 3.389.907 inscrições confirmadas, sendo 3.321.016 para as provas impressas e 68.891 para as provas digitais. O primeiro dia de provas registrou uma abstenção de 26%, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Nos dias 9 e 16 de janeiro, o Enem 2021 terá sua segunda aplicação para os estudantes que se inscreveram após a reabertura das candidaturas, em setembro. Ao todo, 280.145 novos registros foram confirmados pelo Inep. Na mesma data, será aplicado o Enem para adultos privados de liberdade e jovens cumprindo medida socioeducativa que inclui privação de liberdade (Enem PPL).

COMENTÁRIOS DOS LEITORES