Segundo dia de Enem tem clima tranquilo no centro do Recife

Em um dos locais de prova, no bairro da Boa Vista, o acesso dos estudantes transcorreu sem problemas
Estudantes acessaram local de prova no Recife com tranquilidade - Rafael Bandeira/LeiaJáImagens

*Por Paula Brasileiro

Neste domingo (28), o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) alterou o cenário do bairro da Boa Vista nas proximidades dos locais de prova. Pouco antes das 12h, horário de abertura dos portões, já era grande o número de feras no aguardo em frente a uma universidade privada localizada no bairro da Boa Vista, área central do Recife. O acesso dos estudantes transcorreu sem problemas.

Minutos antes da abertura dos portões, os feras começaram a organizar-se próximo à entrada e uma certa aglomeração foi inevitável. O uso das máscaras, item obrigatório para a realização das provas este ano, era unânime. À frente da entrada, o clima de tranquilidade era acompanhado por beijos e abraços de amigos e familiares na 'despedida' dos estudantes. 

Às 13h em ponto, os portões foram fechados. Os últimos feras a chegar apressaram-se para não ficarem de fora. Um deles, entrou no prédio enquanto os fiscais de prova fechavam o portão. 

Enem 2021

Neste domingo (28), serão realizadas as provas de Ciências da Natureza e matemática. Ao total, os candidatos terão 5h para responder às 90 questões aplicadas.

Já no primeiro dia de provas, domingo (21), os feras responderam a outros 90 quesitos das provas de Linguagens, Ciências Humanas, além de uma redação, em um tempo limite de 5h30.

Ao total, a primeira aplicação do Enem 2021 teve 3.389.907 inscrições confirmadas, sendo 3.321.016 para as provas impressas e 68.891 para as provas digitais. O primeiro dia de provas registrou uma abstenção de 26%, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Nos dias 9 e 16 de janeiro, o Enem 2021 terá sua segunda aplicação para os estudantes que se inscreveram após a reabertura das candidaturas, em setembro. Ao todo, 280.145 novos registros foram confirmados pelo Inep. Na mesma data, será aplicado o Enem para adultos privados de liberdade e jovens cumprindo medida socioeducativa que inclui privação de liberdade (Enem PPL).

COMENTÁRIOS DOS LEITORES