“Não foi uma prova com boa distribuição", avalia professor de física

No total, a disciplina contou com 13 questões na avaliação de Ciências da Natureza
Neste domingo (16), estudantes realizaram o segundo e último dia da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Neste domingo (16), estudantes realizaram o segundo e último dia da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na ocasião, os participantes responderam questões de Ciências da Natureza e Matemática. A primeira avaliação é composta pelas disciplinas de biologia, química e física. Ao Vai Cair No Enem, o professor Gustavo Bruno ressalta que boa parte dos quesitos que contemplam física foram de elétrica.

“Agora, oito questões foram sobre consumo de energia elétrica. Logo, abrangeu pouco ondulatória, com apenas uma questão, também pouco abordou cinemática e calorimetria. Não foi uma prova com boa distribuição de conteúdos”, avalia.

Comparando com a primeira aplicação do Enem, realizada nos dias 21 e 28 de novembro de 2021, Gustavo salienta que a edição passada trouxe maior variedade de conteúdos. "A primeira aplicação foi uma prova bem mais densa, mas, com uma boa distribuição. Esta segunda aplicação foi mais fácil". O docente aponta que a questão 91, presente no caderno de cor rosa, apresenta um nível elevado.

"O candidato precisaria saber, primeiramente, interpretação textual. A questão trouxe um texto grande, com muitas informações. Nela, o estudante teria que lembrar Lei de Ohm e cálculos de consumo de energia elétrica", explana.

Assim como biologia, a avaliação de Ciências da Natureza contou com 13 questões de física. Diferente de edições anteriores, a disciplina, segundo a análise do docente, trouxe o assunto Cinemática Vetorial. "Diferente das provas anteriores do Enem, nesta edição, caiu um assunto que nunca apareceu no Exame, Cinemática Vetorial", finaliza. 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES