UFMA cancela bonificação regional de 20% no Sisu

Medida passa a valer a partir do primeiro semestre de 2022
Campus da UFMA - Reprodução/Site da UFMA

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em nota divulgada nessa quinta-feira (3), cancelou o bônus regional no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), após decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). A medida passa a valer para a edição do Sisu do primeiro semestre de 2022. 

A bonificação regional de 20% era acrescentada na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes que cursaram o terceiro ano ou ensino médio completo em escolas públicas ou privadas no Maranhão. A UFMA afirma que irá revisar a política de reserva de vagas institucional e, por meio de discussões com a comunidade acadêmica e colegiados, irá buscar aperfeiçoar a medida.

Anteriormente, a questão foi levantada em 2017 com uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF). O MPF alegava que o bônus gerava benefício para os residentes do Maranhão em relação aos candidatos de outros estados. As inscrições para a edição do primeiro semestre do Sisu poderão ser feitas no período de 15 a 18 de fevereiro.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES