Aluna nota mil na redação do Enem 2021 já passou em medicina e se considera 'perfeccionista'

Daiane Souza passou em medicina com bolsa de 100% no Prouni, mas não conseguiu cursar por questões financeiras
Daiane Souza tenta novamente entrar em medicina no estado onde mora, Pernambuco - Arquivo pessoal

Tirar nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um sonho para milhares de candidatos, e alcançá-lo é uma realização muito importante. Na edição 2021 da prova, a estudante Daiane Souza conseguiu o feito. Natural de Limoeiro, no Agreste de Pernambuco, a jovem confessou que não acreditou quando viu a nota na Página do Participante, na noite dessa quarta-feira (9).

"Eu vi a nota umas 23h e achei que fosse um bug (risos). Carreguei novamente o site para ver se era essa nota mesmo", disse. Apesar da surpresa, Daiane já é acostumada com notas altas. A estudante tirou 980 na produção textual no Enem 2020. "Pequei na competência um, que é em relação à gramática, e por isso não tirei mil", explicou Daiane.

Resultado do Enem com nota mil na redação
Daiana alcançou a nota mil na redação do Enem 2021

Rotina de estudos

A prática ferrenha e o cuidado com a produção textual foram a chave do sucesso, segundo Daiane. A jovem produzia uma redação por semana e mandava para a correção do cursinho particular on-line que fazia. "Eu fazia uma redação semanalmente e mandava para Fernanda Pessoa. Aí voltava mais ou menos com seis, sete dias, com a explicação, o áudio do corretor, tudo direitinho para eu refazer e ver os pontos onde errei. Eu sempre anotava as explicações, geralmente eu errava na competência um, a de gramática", salientou a jovem.

Daiane preferiu fazer o curso on-line porque mora no interior de Pernambuco. "De Limoeiro para Recife são duas noras de viagem, então eu preferi fazer on-line. Assistia às aulas ao vivo, estudava, e aí anotava as dúvidas para tirar na hora da monitoria", pontua.

Perfeccionismo na redação

Daiane Souza revelou, ainda, ser muito criteriosa com a produção textual. "Eu me considero perfeccionista com a redação. Era uma coisa que ela [Fernanda Pessoa] reclamava um pouco comigo. Nem sempre saída do jeito que eu queria, mas eu sempre queria melhorar. Eu perdia ponto na competência um", relembrou.

Repertórios foram importantes

Segundo Daiane, o tema da redação, "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil" foi bem específico e ela não tinha conteúdo direcionado para usar como repertório. "Mas eu tinha dados gerais, conhecimentos gerais. A professora deu um exemplo de introdução sobre isso, então eu citei Graciliano Ramos, em Vidas Secas, e outros pensadores, usei dados gerais do IBGE. Direcionei para o tema e deu muito certo", comemorou.

Daiane ainda dá uma dica para os estudantes que vão fazer a redação do Enem. "É importante estudar por eixos gerais, eixos políticos, eixos de saúde, eixo social. Se você estudar por assuntos e dados específicos, não vai saber usar. Se estudar termos gerais, consegue redirecionar", aconselhou.

Medicina é o sonho

Há três anos tentando, Daiane sonha em cursar medicina. "Eu até passei pelo o Prouni para a Bahia, no ano passado, mas como não tinha onde ficar, não fui", lamentou. A jovem explicou que não tem condições financeiras de se manter em outro estado. "Eu sou baixa renda, apesar de ter estudado em escola particular, fui bolsista integral, então eu não teria como me manter porque são seis anos, não teria como comprar a passagem para ir. Eu precisaria de um suporte maior, um lugar para ficar por um tempo", disse.

"Meu sonho é ir para a federal daqui, ou então a UPE [universidade de Pernambuco]. Mas, se eu conseguir uma bolsa integral pelo Prouni, eu também aceitaria e ficaria muito feliz. Ter que abrir mão da vaga ano passado foi muito difícil para mim, não fiquei bem psicologicamente, mas tive força para começar mais um ano", relatou.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES