Confira o passo a passo para se inscrever no Prouni 2022

As candidaturas iniciaram nesta terça-feira (22)
Site de inscrição do programa - Reprodução

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) tiveram início nesta terça-feira (22), antes da liberação do resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e seguem até o dia 25 de fevereiro. Os estudantes que desejam ingressar em uma instituição de ensino superior privada por meio da concessão de bolsas parciais e integrais. Para quem tem dúvidas sobre o processo de candidatura, o Vai Cair No Enem traz um passo a passo para a realização das inscrições no Prouni. Confira:

1. A partir da página do programa, o estudante será direcionado,  para o endereço GOV.BR. Após isso, o participante, que já possui cadastro no site, deve preencher os espaços com CPF e senha. 

inscrição prouni

2. No ato da inscrição, deve-se escolher, de acordo com a ordem de preferência, até duas opções de instituição de ensino, graduação e turno dentre as bolsas disponibilizadas. Candidatos que optarem pelas ações afirmativas devem sinalizar durante a candidatura. 

3. Em caso de mudança de opção de graduação, o participante pode realizar alterações. No fim, será validada a última inscrição confirmada dentro do período estipulado pelo Ministério da Educação. 

Nota de corte

Assim como no Sisu, o sistema do Prouni também disponibiliza diariamente e varia de acordo com as notas dos inscritos. Vale ressaltar que o cálculo é baseado no quantitativo de bolsas ofertadas, assim como, o número de inscritos no curso e por modalidade de concorrência (ampla concorrência e sistema de cotas). 

Quem pode se inscrever?

Para concorrer às bolsas integrais, o participante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Já para o benefício parcial (50%), o rendimento familiar bruto mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES