Inep abre período de recurso para isenção no Enem 2022

Candidatos poderão recorrer à isenção da taxa de inscrição, bem como enviar as justificativas da ausência no exame anterior
Solicitações devem ser feitas por meio da Página do Participante - Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Nesta segunda-feira (25), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu o período para que os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entrem com recurso relativo à taxa de isenção e às justificativas de ausência na edição anterior. O procedimento deve ser realizado por meio da Página do Participante até o dia 29 de abril.

Para justificar a ausência, os interessados deverão observar a opção escolhida como motivo de falta e anexar a documentação requisitada, que pode ser: Boletim de Ocorrência Policial legível em relação a assalto/furto e acidente de trânsito; certidão de casamento; certidão de morte em caso falecimento na família; certidão nascimento em caso de maternidade, entre outras opções dispostas no anexo I do edital.

Em caso de solicitação da taxa de inscrição do Enem 2022, será preciso também enviar a documentação necessária, entre elas: documento de identificação; comprovante de renda; declaração que comprove a realização de todo o ensino médio em escola pública ou de bolsista em particular, entre outras declarações listadas no anexo II.

O Instituto destaca que a aprovação dos pedidos de isenção e das justificativas de ausência não garantem a participação no Enem 2022. Deste modo, os interessados deverão realizar as inscrições normalmente através da Página do Participante a partir do dia 9 de maio.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES