Entenda os critérios para usar letra de forma na redação do Enem

Antes de se preocupar com a estética, os estudantes devem preocupar-se primeiro com a letra ser ou não legível ao corretor do texto
É super importante, ao escrever a redação com letra de forma, diferenciar as letras maiúsculas das minúsculas. - Freepik

Estudantes que farão a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sabem que para garantir uma boa nota é preciso atender alguns requisitos exigidos, como ter domínio da norma culta, utilizar repertórios socioculturais, entre outros.

No entanto, o que pode deixar muitos vestibulandos com a cabeça quente é a dúvida sobre o uso da letra de forma na hora de escrever o texto dissertativo-argumentativo. Será que pode? O que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) diz sobre isso?

Em entrevista ao Vai Cair No Enem, a professora de redação Priscila Monteiro afirma que, sim, é possível usar a letra de forma na redação. “O Inep não estabelece nenhum critério com relação a caligrafia na prova de redação do Enem, a não ser o de que a escrita deva ser legível. Caso seja ilegível, a nota será zerada, pois esse é um dos critérios que levam à nota zero. Então, o importante é que a letra seja legível para a banca de correção”, explica.

Isaac Melo, professor de Linguagens e redação, ressalta que é super importante, ao escrever a redação com letra de forma, diferenciar as letras maiúsculas das minúsculas. “Seja letra cursiva ou de forma, o aluno precisa respeitar a norma padrão da língua portuguesa, deixando claras as acentuações, as pontuações, os espaçamentos e, sobretudo, a diferença entre letras maiúsculas e minúsculas”, diz.

ATENÇÃO!

O docente pontua que é necessário ficar atento às letras que misturam cursivas com as de forma. Isso pode vir a prejudicar a Competência 1, que verifica a correção gramatical do estudante.

Letra “feia” ou ilegível?

Muitos alunos consideram suas letras “feias” e, por causa disso, têm medo de parecer ilegíveis aos olhos dos corretores. A educadora Priscila explica que a letra considerada “feia” é apenas uma letra que não é esteticamente atraente, porém a letra ilegível é aquela que não se consegue entender o que dizem as palavras formadas por ela. “Se a sua redação for ilegível, você vai obter nota 0, mas se for esteticamente não atraente, porém legível, está tudo bem”, esclarece.

A prática pode ajudar a melhorar a caligrafia. Isso porque, de acordo com Priscila, o aluno precisa treinar bastante para chegar no dia da prova sem dificuldades no traço caligráfico, como também, fazer exercícios de caligrafia tanto na internet quanto impresso, ou seja, no famoso caderno de caligrafia.

Algumas outras dicas podem ajudar a melhorar a caligrafia, são elas:

1 - Escolha uma caneta de ponta fina;

2 - Não tente enfeitar as letras;

3 - Não escreva com força;

4 - Observe o espaçamento entre as palavras;

5 - Busque deixar o braço bem apoiado na hora de escrever.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES