Estudantes relatam problemas com o boleto do Enem e pedem respostas ao Inep

O último dia para o pagamento da taxa de inscrição foi na sexta (27)
Página do Participante - Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Na última sexta-feira (27) foi encerrado o prazo de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$85, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Diferente das edições anteriores, este ano, os candidatos além da opção boleto bancário, puderam optar pelo cartão de crédito e PIX. Passado o prazo de confirmação das inscrições, estudantes relatam que não conseguiram efetuar o pagamento por problemas no momento de gerar o boleto bancário.  

Lisa Giovana do Nascimento Dantas, de 29 anos, já possui uma graduação e realizaria o Enem 2022 para pleitear uma vaga em um curso técnico. No entanto, ao finalizar o processo de candidatura percebeu que havia algo errado. Ao solicitar o boleto, a assistente virtual da Página do Participante indicou que o documento não estava pronto. "Eu fiz a inscrição normal, nos primeiros dias mesmo. Quando pediu a opção de pagamento, eu escolhi boleto, pois, é o formato de pagamento que minha mãe prefere, já que ela é a responsável financeiramente. O site interativo disse que iria gerar o boleto e me avisaria quando estivesse pronto, isso no dia 10 de maio", explica ao Vai Cair No Enem.  

Com a finalização do período de pagamento, ela recebeu um e-mail do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alertando sobre a data. "Continuava a mensagem que meu boleto ainda não estava pronto", conta. No sábado (28), Lisa, que está desempregada, percebeu que a mensagem já não era mesma. No texto era informado que o boleto seria gerado em algumas horas. 

Print
Print da Página do Participante

À reportagem, ela afirma que entrará em contato com o instituto na tentativa de resolver o caso. Para Lisa, o erro que a fez não conseguir gerar o boleto tem reação com alguma falha no sistema. "Erro no sistema ou talvez eles não estivessem preparados para essa dinâmica de opção de pagamento em pix e crédito e acabaram por priorizar o segundo. Porque nos outros "Enem's" o boleto já era gerado automaticamente após a inscrição", ressalta. 

"Estou dependendo do Enem" 

Na mesma condição está Ana Júlia Domingos, de 17 anos. A estudante está no seu segundo Enem na tentativa de ingressar no curso de medicina, odontologia ou nutrição. Ao realizar a inscrição para a avaliação, a jovem relata que não teve problemas, entretanto, o boleto apareceu com "um risco preto". "Carreguei a página para ver se voltava e não dava. Ficava aparecendo um escrito vermelho de erro. Eu tentei várias vezes na sexta e até no sábado", relembra.  

Mesmo dentro do prazo para o pagamento, Ana Júlia conta que o boleto estava como vencido. "Mandei um e-mail para a ouvidoria [Inep], mas não recebi retorno. Mandei mensagem no Instagram, mas também não responderam", lamenta. "Eu não sei o que fazer. De verdade, não sei o que fazer. Eu estou dependendo do Enem deste ano", complementa. 

Mesmo diante da situação, ela, que está concluindo o ensino médio, não interrompeu a preparação para o exame, mas aponta que vem sofrendo com ansiedade e insônia. "Vou continuar [estudando] porque estou esperando uma resposta. Mas, neste final de semana, eu não estudei porque fiquei ansiosa. Eu não consegui dormir muito bem". 

Sem respostas

O Vai Cair No Enem entrou em contato com o Inep. Por telefone, a assessoria do órgão informou que os questionamentos seriam respondidos pelo setor responsável. As respostas, até o momento, não foram enviadas. O espaço segue aberto.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES