
Por Ayanne Lima
Diante de tantas matérias e conteúdos, é difícil saber quais assuntos priorizar quando as datas da prova se aproximam. Com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) agendado para os dias 13 e 20 de novembro de 2022, são menos de seis meses para se dedicar aos estudos e realizar uma boa avaliação.
As questões de Ciências da Natureza estão entre as maiores dificuldades dos estudantes. Grande parte deles não alcança o resultado esperado no exame. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a proficiência dos participantes nas disciplinas da área foi a menor nos últimos três anos, em comparação com outras, como Ciências Humanas, por exemplo.
Pensando nisso, o Vai cair no Enem conversou com professores de biologia, física e química e trouxe uma lista do que precisa ser priorizado nesta etapa da preparação. Confira!
Biologia
O professor de Biologia André Luiz destacou a importância de estudar bioquímica, principalmente as vitaminas e os ácidos nucléicos. Além disso, ele listou alguns assuntos importantes para estudar para a prova do Enem:
- Ecologia
Conceitos básicos, cadeias alimentares, pirâmides alimentares, relações ecológicas e o desequilíbrio ambiental.
- Citologia
Células lábeis, estáveis ou permanentes; células eucariotas, células procariotas, histórico celular, teoria celular, organelas citoplasmáticas, mitose e meiose.
- Programa de Saúde
Diferença entre infestação e manifestação de parasitas, vacinação, soros, intubação, viroses, bacterioses, micoses, verminoses e protozoonoses.
- Fisiologia (estudo de sistemas)
Sistema Digestório, Sistema Respiratório, Sistema Circulatório, Sistema Excretor, Sistema Nervoso e Sistema Endócrino.
- Biotecnologia
Conceitos básicos da Genética, Primeira e Segunda Lei de Mendel
Também em biologia, o professor Leonardo Carrasco ressalta a relevância de estudar ‘Botânica’, devido aos problemas relacionados ao desmatamento no país, ele cita a importância das plantas para o meio ambiente e a ação das plantas no ecossistema.
Física
Em física, o professor Eduardo Peres enumerou 5 assuntos que os alunos devem priorizar na física. “São aqueles em que existe uma fácil contextualização, aqueles em que existe a facilidade de associar com o nosso cotidiano. E estes assuntos caem [no Enem] com certa frequência exatamente por conta disso”, afirma.
- Leis de Newton
- Conservação de energia
- Calorimetria
- Fenômenos ondulatórios
- Circuitos eletrônicos
Segundo Eduardo, o maior problema dos estudantes é “achar que decorar as fórmulas é o suficiente”. Para ele, o candidato deveria “dar mais ênfase a teoria e entendimento dos fenômenos através da leitura e praticar fazendo bastante exercícios”, pontua o docente.
Química
Já em química, Berg Figueiredo listou assuntos interdisciplinares, que muitas vezes dialogam com as outras disciplinas de ciências da natureza. De acordo com o professor, “são primordiais para que o aluno faça a prova do Enem”.
- Modelos Atômicos
- Radioatividade
- Eletroquímica (oxirredução)
- Forças Intermoleculares
- Funções Inorgânicas
- Funções Orgânicas
Assim como o professor Eduardo Peres, Berg acredita que um grande erro cometido pelos vestibulandos seja a falta de exercícios práticos dos conteúdos estudados. “O Enem é estratégia, e para você montar uma boa estratégia de resolução de prova, você precisa praticar muito resolvendo questões”, finaliza.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES