7 consequências da independência do Brasil

Neste 7 de setembro descubra algumas mudanças causadas pela separação entre Brasil e Portugal
Bandeira do Brasil - Unsplash

Neste dia 7 de setembro é comemorado o Dia da Independência do Brasil, marco histórico que mudou a estrutura política, social e cultural do país, ao separá-lo de Portugal. Nesse momento, o Brasil se tornou soberano e passou a consolidar sua própria identidade nacional ao ter maior autonomia para administrar a vida dos seus cidadãos.

Para conhecer um pouco mais sobre essa data histórica, é preciso ir além do grito do Ipiranga e entender algumas das consequências mais notórias que esse evento teve para a consolidação da nação brasileira e para a democracia que temos hoje. Assim, confira abaixo 7 consequências da proclamação da independência.


Surgimento do Brasil como nação independente

A primeira e mais marcante consequência da independência do Brasil foi a constituição do país como uma nação soberana. Nesse processo, houve a separação de Portugal, de modo que a nação alcançou sua autonomia para estabelecer suas próprias normas políticas, sociais e econômicas.

Construção da identidade brasileira como nacionalidade

Ainda como colônia, o Brasil por sua diversidade étnica, social e cultural, além de sua geografia, já caminhava para um identidade distinta de Portugal. Contudo, com a independência e a constituição de um estado autônomo, responsável por promover uma unidade em todo o território, ocorreu um fortalecimento dos símbolos nacionais.

Estabelecimento da monarquia 

O Brasil se constituiu como Monarquia e Dom Pedro foi coroado Imperador. Assim o país foi o único da América Latina a adotar essa forma de governo com a independência, já que os outros se constituíram como repúblicas. 

Primeira constituição do país 

Um dos projetos de Dom Pedro era elaborar a primeira constituição do Brasil, para isso, em 1823, ele realizou a Assembleia Constituinte para formulação do ordenamento jurídico. Contudo, ela logo foi derrubada por trazer propostas contrárias aos interesses do Imperador.

A primeira constituição do país só foi estabelecida no ano de 1824, em que D. Pedro determinou diretrizes mais conservadoras e autocráticas, de modo que a maior parte da população seguiu impedida de exercer os principais direitos políticos e civis.

Voto Censitário

O voto censitário foi determinado pela Constituição de 1824, no qual o direito à participação política era concedido de acordo com o gênero, no caso o masculino e segundo  a renda do cidadão. 

Endividamento do Brasil 

Para que Portugal finalizasse o reconhecimento do Brasil como nação independente, foi realizado o Tratado de Paz e Aliança, no qual o estado brasileiro deveria pagar um valor de dois milhões de libras esterlinas à Terra Lusitana. Para realizar o pagamento, o país precisou pedir empréstimos à Inglaterra. 

Cristianização do Estado

A carta magna de 1924 estabeleceu o catolicismo como a religião oficial do estado brasileiro recém-independente, assim, durante o Brasil Império, a união entre Igreja Católica e Estado foi determinante para a monarquia, influenciando na cidadania dos brasileiros.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES