A pouco mais de 1 mês para o Enem 2022, veja o que dá tempo de revisar em história

Professor Marco Aurélio dá dicas e elenca assuntos importantes da disciplina
Veja assuntos importantes de história para revisar antes do Enem 2022 - Freepik

Na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, que será realizado nos dias 13 e 20 de novembro, é muito importante que o estudante revise aqueles assuntos mais recorrentes e fundamentais da prova. Isso porque o aprendizado se torna bem mais profundo quando os temas são relembrados ao longo do tempo.

Sobre a disciplina de história, que tem uma grande relevância para a prova de Ciências Humanas, é recomendada a revisão das características e consequências de períodos marcantes para humanidade, que tiveram grande impacto na sociedade.

Desta maneira, para ajudar os candidatos na seleção desses tópicos que devem estar na revisão para o Enem 2022, o Vai Cair No Enem conversou com o professor de história Marco Aurélio, que organizou uma lista sobre quais conteúdos revisar e por qual foco direcionar esses estudos. Confira:

Escravidão

Um tema marcante na história da humanidade e que rende diferentes discussões sobre Direitos Humanos é a prática social da escravidão que se apresentou em diferentes sociedades e períodos históricos. Para Marco Aurélio, é importante que o candidato estude o escravismo no Brasil, mas também em outras civilizações. 

“A escravidão tem várias fases, sendo importante analisar os tipos de escravidão da Antiguidade, com destaque para a escravidão na Roma Antiga. No caso do Brasil, o cotidiano da Escravidão no Período Colonial, a vida nos engenhos, a senzala e outras características”, recomenda.

A prova de história do Enem, além de cobrar conhecimentos mais objetivos sobre esse sistema, também poderá cobrar a luta pelo fim da escravidão e os principais passos dados nesse caminho. “[É importante estudar] as Leis Antiescravistas do Séc. XIX, como a Lei Eusébio de Queiroz, entre Livre e Sexagenário. Além disso, entender a Lei Áurea e sua influência para o fim do Segundo Reinado.”, explica o professor Marco Aurélio.

Idade Média

A Idade Média é um período histórico iniciado a partir da queda do Império Romano e terminado com a conquista de Constantinopla pelo Império Turco-Otomano. De acordo com o docente, para gabaritar as questões desse tema no Enem, é importante captar as características dessa sociedade, como sua estrutura, o modelo de trabalho e a religião.

“Minha dica para o estudante é compreender as características da Alta e Baixa Idade Média, o papel cultural e político do Império Bizantino, os aspectos religiosos, com a influência do Cristianismo na Europa Medieval e o surgimento do Islamismo no Oriente e consequentemente estudar as cruzadas.”, sugere.

Além disso, o docente recomenda estudar o papel da Escolástica, método ocidental de pensamento crítico e de aprendizagem, como também entender como eram os centros urbanos na Baixa Idade Média e os impactos da Peste Negra na Europa.

2º Reinado

Sobre os momentos históricos marcantes do Brasil, o professor sugere que os estudantes do Enem não deixem passar abatido as principais reviravoltas do 2º Reinado, que foi marcado pelo fim do período regencial com a declaração da maioridade de Pedro de Alcântara em 1840, e teve seu término com a proclamação da República e fim da monarquia no país em 1889.

“É importante analisar como ocorreu o processo de independência do Brasil e compreender os fatos mais significativos da Constituição Outorgada em 1824, com destaque para a função do Poder Moderador. Além disso, estudar as causas e consequências da Confederação do Equador e Revolta Cisplatina. E destacar como as causas da Abdicação do Trono, por parte de D.Pedro I , em 1831.”, recomenda. 

Era Vargas 

Nessa reta final, para se sair bem na história do Brasil, é essencial que o estudante se dedique a estudar a Era Vargas (1930 a 1945).  Entre as principais características do governo de Getúlio Vargas, estão o autoritarismo político, o populismo e a centralização do poder, de modo que houve uma dissolução do Congresso Nacional deixando o poder legislativo inexpressivo. 

Porém, em meio a essas medidas políticas ditatoriais, a Era Vargas também foi importante para o progresso dos direitos trabalhistas, já que nesse período foi criado o Ministério do Trabalho e houve a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que incluiu a determinação do salário-mínimo. 

“Nessa fase, é importante estudar a eleição de 1930, que no caso foi o golpe que gerou o início do Governo Vargas. Se deve focar também nas três fases desse Governo, dividido em Provisório entre 1930 - 1934 , Constitucional 1934 - 1937 e Estado Novo 1937 - 1945”, explica Marco Aurélio.

Além disso, ele pede para que os estudantes entendam o contexto global e as constituições que se sucederam. “Vale a pena aprofundar os Estudos em alguns fatos que ocorreram nesse período, como a Participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, a Constituição Promulgada em 1934 e a Revolta Constitucionalista de 1932.”

Revolução Francesa 

Um grande marco na universalização dos direitos sociais e das liberdades individuais, a Revolução Francesa ocorreu no século XVIII, momento no qual a França entra em crise pela insatisfação popular com o sistema marcado pela falta de mobilidade social e pela exploração da maior parte da população que não se incluía nem na nobreza, nem no clero. 

“O destaque deve ser dado à importância da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e o Estado de Terror vivenciado no Governo Robespierre. Também se deve estudar o modo de vida do Terceiro Estado no período anterior à Revolução, além de como ocorreu a Reunião dos Estados Gerais, a Tomada da Bastilha e suas consequências”, conclui o professor.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES