Em quanto tempo escrever a redação do Enem?

Confira a recomendação e algumas dicas de professores de redação
O texto deve ter o mínimo de sete linhas e o máximo de trinta - Freepik

Por Mariana Ramos

Neste domingo (13), acontece o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com 90 questões assertivas, 45 delas de linguagens e 45 ciências humanas, e uma discursiva, que é a tão esperada redação.

A prova deve ser feita em 5 horas e 30 minutos no primeiro dia, são 330 minutos que, se dividido pelas 90 questões, devem ser usados 3 minutos em cada pergunta. Mesmo assim, algumas perguntas levam muito tempo pela grande quantidade de textos e a correria desses minutinhos não contam com o tempo que deve ser usado para redação.

A administração do tempo, especialmente com a redação, é uma preocupação de muitos vestibulandos que procuram uma forma de garantir o foco durante todo o período do exame. O professor de português e redação Diogo Xavier conta que a redação deve ser prioridade do estudante, ele defende que é a prova mais viável de conseguir uma pontuação maior que 900 para aumentar a média final.

“É interessante usar até 1h30 para fazê-la, mas, caso precise usar mais tempo, o candidato deve usar. Sabendo que a T.R.I., ou Teoria de Resposta ao Item, avalia se o candidato apresenta coerência de acertos e erros (se acerta mais questões fáceis que difíceis), o fera deve dividir as primeiras 3 horas entre planejar e fazer o rascunho da redação e procurar as questões que considere mais fáceis de responder. No tempo restante, ele deverá passar a limpo o rascunho, resolver as questões que ele considerou mais difíceis e preencher o cartão-resposta”, recomenda Diogo.

A professora de redação Beth Andrade concorda com seu colega de profissão sobre a divisão de atenção entre o rascunho e as questões mais difíceis. A docente destaca algumas dicas para que o aluno saiba administrar bem as etapas na hora de escrever seu texto argumentativo durante o exame.

“O tempo estimado para escrever uma redação seria em média de cinquenta minutos. (...) Precisa saber administrar, escrever uma parte da redação e se por acaso travar, o aluno deve ir nas na prova de humanas, na prova de linguagens, tentar fazer umas questões e depois voltar. Dessa forma você vai voltar já com outra visão, com um olhar mais crítico para poder adiantar aí em relação a questão do tempo”, ensina Beth.

A professora realça a importância da folha de rascunho para o vestibulando naquele momento de correria: “É importante o aluno saber que não deve se pular a etapa do rascunho porque é lá onde você vai se permitir fazer alguns erros, fazer as trocas e por fim revisar antes de passar a limpo. (...) ”

Para a profissional, a etapa do rascunho não se dá apenas pela criação do texto, mas também pela revisão antes de passar pela folha oficial, parte que garante que seu texto esteja claro e coeso, algo exigido e avaliado na competência 3 do Enem.

Beth também lembra que há escapes caso dê ‘branco’ na hora da escrita: “Caso o aluno trave, use a estratégia de ir para as questões, respira, fica tranquilo. E depois começa a escrever novamente e naturalmente vão surgindo outras ideias, isso é até comprovado cientificamente, né? Você tira um pouco a atenção daquele sufoco, depois volta e vai conseguindo desenvolver.”

Outras dicas que a professora trouxe são: refazer o projeto de texto, reforçar a proposta de tema, os textos de apoio e circular as palavras chaves que for encontrando. Segundo Beth Andrade, além de ser uma estratégia viável e segura, a tática ajuda o aluno a garantir que não há fuga de tema na sua redação, competência também exigida pelo corretor.

O tema da redação do Enem é revelado apenas no dia da prova e o texto deve ser feito todo em caneta preta, com o mínimo de sete linhas e o máximo de trinta. O estudante deve respeitar os direitos humanos durante todo o texto e o uso do título é opcional.

No domingo (13) os portões irão abrir de meio-dia e serão fechados uma hora depois, às 13h, seguindo o horário de Brasília. As provas terão início às 13h30, e irão encerrar às 19h. Os candidatos devem levar uma caneta esferográfica preta em material transparente e documento de identificação com foto. Mais informações sobre horário e o que levar, podem ser encontradas na Página do Participante.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES