Estudantes aprovam tema da redação do Enem

Em 2022, avaliação cobrou texto sobre o tema “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”
O estudante Eduardo Vinícius de Souza confessa que se surpreendeu como o tema da redação. - Marília Parente/LeiaJá Imagens

Estudantes que compareceram ao primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (13), no Recife, afirmaram que gostaram da escolha do tema da redação. Neste ano, a prova cobrou um texto sobre os "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".

O estudante Arlan Félix do Nascimento, de 19 anos, deixou seu local de prova, na Universidade Católica de Pernambuco, no Centro do Recife, às 16h45, e se disse surpreso com o tema da redação. “Esperava que a redação tratasse algo sobre o censo demográfico. Apesar disso, achei o assunto bastante necessário e não tive muita dificuldade não”, comentou.

Neste ano, o vestibulando do curso de Ciências Contábeis, Eduardo Vinícius Souza, de 21 anos, fez o Enem pela quarta vez. “Não esperava esse tema da redação, mas achei bastante oportuno diante do governo atual. A gente sabe que, com essa gestão, houve bastante desmatamento e violência contra os povos originários, que estão no país há muito tempo”, colocou. Eduardo confessa que teme alguma represália em sua nota em razão dos comentários negativos sobre o Governo Federal elencados em seu texto. “Tive um certo receio, mas é necessário. Fizeram bastante besteira, então a crítica é necessária”, frisou.

O estudante George Luiz da Silva, de 16 anos, também pontuou que teve medo de criticar o presidente Jair Bolsonaro no texto da prova. “Fui pego de surpresa, mas foi tranquilo. Não quis pôr tanta coisa em jogo na redação, mas mostrei meu ponto de vista. Se temos a chance de ajudar os que são oprimidos, então essa é nossa necessidade”, afirmou.

Por sua vez, a estudante Mariane Lohana, de 19 anos, disse que não se surpreendeu com o tema. “Eu já esperava e vinha estudando sobre esse assunto. É o meu quinto Enem e estou bastante confiante”, comemorou.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES