Enem: prepare corpo e mente para o 2º dia de provas

Profissionais dão dicas para ajudar o candidato a manter sua saúde em dia mesmo no período de nervosismo
Ansiedade é comum antes da prova do Enem - Freepik

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está se aproximando. Com isso, muitos estudantes acabam perdendo o ritmo ou até mesmo apresentando sinais de cansaço da rotina intensa de estudos. Mas, para enfrentar a maratona de provas de Ciências da Natureza e matemática, no próximo domingo (20), é preciso cuidar do corpo e da mente.

A coordenadora pedagógica Juliane Galindo conta que os alunos ficam muito ansiosos durante esse período e procuram muito pelo setor de psicologia da escola. Ela afirma, ainda, que alguns chegam a chorar sem acreditar se irão passar ou não, querendo mudar a forma de estudar ou o fazer um horário de estudos novo com a coordenação.

“Quando vai chegando perto da reta final do Enem, eu converso muito com meus alunos que eles precisam mudar um pouquinho os hábitos deles. (...) Não adianta o aluno estar próximo a prova tentando resgatar conteúdos que tinha dificuldade ou estudar conteúdos que tem facilidade. Perto da prova é bom fazer exercícios, quando estiver bem pertinho um ou dois dias antes da prova, não pegar em nada, porque não adianta a gente revisar. Eu acredito que a gente tem que descansar mesmo, sabe? É ter lazer, dormir, assistir um filme, ir à praia, para estar bem descansado no dia do vestibular", aconselha. 

O cuidado não para com a forma de estudar ou não estudar, a coordenadora vai além: “A primeira que eu digo é ter um bom uma boa noite de sono, estar descansado no dia do vestibular é essencial, né? Faz toda a diferença, o aluno chegar no dia da prova descansado e, juntando com isso, ter uma boa alimentação. (...) Eu digo a eles que tem que tentar manter a calma, trabalhar a parte da respiração, (...) esse emocional deles, que ficam com muita ansiedade, esse antiestresse que a gente fala, é a postura, a respiração, a concentração, o foco na hora da prova. Estar com tudo tranquilo.” 

Corpo em ordem

Assim como Juliane Galindo cita, a alimentação tem total ligação com o bem estar do nosso corpo e até mente, com produção de hormônios. Sobre isso, a nutricionista Ana Carolina de Sousa Braga divide algumas comidas que podem ajudar muitos os estudantes se acrescentados ao seu cardápio nesta época de tanto nervosismo. 

“Sabemos que a alimentação possui papel fundamental em diversos momentos da nossa vida e não seria diferente com a proximidade da prova do Enem. Devido ao estresse que o corpo passa é importante que se tenha uma alimentação equilibrada em quantidade e qualidade”, afirma Ana Carolina.  

“É importante priorizar alimentos que possam auxiliar na redução da ansiedade e aumentem a concentração como chocolate meio amargo (>70% de cacau) e peixes que são ricos em ômega 3 e estimulam a produção de células cerebrais. Frutas como abacate, que devido a presença da vitamina E, contém propriedades antioxidantes que combatem os danos causados pelo estresse diário, ou a banana que por ser rica em triptofano também deve ser incluída na alimentação, essa substância está relacionada à produção de serotonina, o conhecido “hormônio da felicidade”, além de ser rica em potássio e magnésio, que auxiliam na assimilação de outros nutrientes”, conta a nutricionista. 

Ana Carolina completa: “Frutas cítricas também são aliadas nesse processo de antiestresse, por possuírem vitamina C, e são capazes de melhorar os processos cognitivos e a assimilação da serotonina. Por fim, os grãos integrais como granola, aveia, linhaça, por possuírem vitaminas do complexo B, auxiliam na regulação do sistema nervoso e na produção de serotonina."

Além da boa alimentação, o excesso de tempo sentado estudando reflete muito na saúde corporal dos alunos. A fisioterapeuta Paula de Almeida Ramos também dá algumas dicas para ajudar os vestibulandos a cuidar de si. “Nessa reta final para o Enem, tem o cansaço físico e mental, devido a demanda de estudos, além da ansiedade”, conta.

“Inconscientemente o aluno sentado já desce um pouco na cadeira, não apoiando a região das nádegas e flexionando mais os joelhos, resultando em dor postural, má circulação e falta de concentração. O ideal seria sentar com as coxas paralelas, mantendo os joelhos dobrados. A coluna deve formar um ângulo de 90°, permanecendo reta na cadeira. Associar uma respiração profunda facilita essa reorganização postural”, indica a fisioterapeuta. 

Para auxiliar os estudantes ainda mais, a profissional dividiu uma série de exercícios leves que podem ser feitos a qualquer momento e ajudam a cuidar do mal estar corporal. Segundo Paula, são movimentos que ajudam na redução da tensão muscular e dos movimentos repetitivos durante o estudo para o Enem. Confira os 5 exercícios indicados: 

  • Levantar os braços, como se fosse espreguiçar, com os dedos cruzados e respirando fundo. Solte os braços e o ar pela boca lentamente. Faça isso por 10 segundos. 
  • Levar o rosto ao olhar, devagar, para os lados, para cima e para baixo. Fique por 10 segundos em cada posição. 
  • Girar os punhos 10 vezes no sentido horário e 10 vezes no sentido anti-horário. 
  • Sentado, com os pés apoiados no chão, ficar em posição de ponta dos pés. Faça isso e relaxe, siga a sequência 10 vezes. 
  • Respirar fundo. Puxar o ar pelo nariz e soltar pela boca. Fazer isso 10 vezes. 

Mente sã

Contudo, não é só com cuidado do corpo e da alimentação que é possível fazer a prova sem problemas. Um dos grandes vilões para o vestibulando é a mente, que causado por muito estresse pode levar à consequências físicas também, já que o cérebro controla todo o corpo. Para falar sobre isso, a psicóloga Karina Paz destaca que além do nervosismo comum nesta fase, ainda há o processo de readaptação por parte dos alunos após o período de pandemia, com as aulas e provas novamente presenciais após dois anos. 

“Além de saber que precisa se alimentar e dormir muito bem antes da prova, a gente precisa também entender que a pressão que se tem diante de uma prova como essa de cunho nacional, você meio que fica se auto cobrando pra que tudo saia como você planejou durante todo o ano, apesar de ser um ano que foi de estudo pós-pandêmico ainda mais”, conta a psicóloga.  

Karina explica que o Enem traz muitas possibilidades ao aluno, mas que a auto cobrança neste momento não faz bem. O ideal é que tenha em mente que houve todo um estudo e dedicação durante um ano e que agora, nas vésperas, você relaxe e tranquilize-se. “Não adianta ficar lá focado nos livros, pensando que vai esquecer de alguma coisa, porque se houve um preparo durante todo o ano então você vai conseguir responder e atingir seu objetivo.” 

Karina Paz continua: “E também não se cobrar caso isso de atingir seu objetivo não aconteça, porque existe já uma cobrança prévia de ‘Meu Deus se eu não passar?’, ‘E aí o que vai acontecer?’, ‘Perdi um ano todo?’ Não, você aprendeu, você estudou, você se dedicou. Pense que existem diversas possibilidades e que são direcionadas para esse mesmo estudo.” 

A psicóloga também divide uma técnica de respiração para os estudantes que sentirem alguma característica de ansiedade. Ela conta que é normal ficar ansioso, mas caso se sinta nervoso, suando frio, trêmulo, cansado ou com palpitação no peito, isso são algumas características de algum tipo de ansiedade. 

“É realmente parar e respirar. Tem uma técnica de respiração onde você consegue fazer isso: respirar profundamente três vezes e soltar o ar aos poucos. Inspira pelo nariz e expira pela boca, tranquilamente, por umas três vezes até que você sinta sua oxigenação e a sua respiração esteja voltando ao normal, que você está começando a se acalmar”, ensina a profissional. 

Também são indicadas algumas atividades comportamentais, como dormir cedo, evitar comidas que fazem mal, evitar bebidas alcóolicas ou cafeína em excesso. Se preocupar em relaxar, tentar fazer coisas voltadas ao seu lazer como cinema, passear, ir à praia. “Não que você não vai lembrar que tem uma prova no dia seguinte, né? Mas tentar trazer o máximo de tranquilidade para a sua mente, para o seu cérebro e identificar que você está ali projetando coisas boas pra você nesse momento pré-prova”, completa Karina.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES