Conheça 3 apps para ajudar na organização dos estudos

Professor explica as vantagens e os cuidados que os estudantes devem ter no uso
Os apps podem ajudar na jornada de estudos até o Enem 2023 - Pexels

Escrito por Maya Santos

Para muitos estudantes, o início das aulas é sinônimo de organização, atitude chave para quem enfrentará uma jornada de estudos até o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Por vivermos em um mundo tecnológico, ter um planejamento das demandas escolares no ambiente digital pode facilitar muito a sua vida. “Os aplicativos podem ajudar nos estudos de várias maneiras e vieram para ficar. Sem dúvida, alguns são ferramentas que devem e podem ser utilizados da melhor maneira possível, se o estudante também organizar seus objetivos”, explicou o professor de história Mardock. 

Por outro lado, o docente alerta para os devidos cuidados com as ferramentas. “É preciso tomar cuidado sempre, porque se você tem uma boa ferramenta em suas mãos mas não sabe utilizá-la ao invés de você evoluir nos estudos você vai acabar se prejudicando. Então você tem a possibilidade de levantar aplicativos para verificação de fontes, que é muito importante checar a credibilidade das informações fornecidas pelo aplicativo”.

Agora que você já tem algumas orientações valiosas, que tal conhecer mais aplicativos gratuitos para te ajudar nessa mudança de hábitos e seguir rumo a uma organização eficiente dos seus estudos? Veja a seguir a lista que preparamos para você!

  1. Google Agenda 

O Google tem várias ferramentas, dentre elas está o Google Agenda, que foi idealizado para programar reuniões e eventos com agilidade. O aplicativo manda lembretes sobre as atividades para você acompanhar tudo. Assim, você montará sua rotina de atividades diárias, semanais, mensais e quem sabe até semestrais. 

Além disso, o Agenda facilita muito o compartilhamento da sua agenda com outras pessoas e também criar agendas de uso compartilhado, algo importante para quem curte estudar em grupo ou para organizar demandas escolares, como seminários. Para acessar, basta ter uma conta no Google e baixar o aplicativo no seu smartphone, as informações ficam salvas na nuvem. 

  1. MyStudyLife

Esse aplicativo foi criado para você fazer o planejamento da sua rotina de estudos. No ‘MyStudyLife’ você pode cadastrar trabalhos, provas e compromissos para serem acessados no dia e horário que for necessário. 

Além disso, todas as informações ficam salvas na nuvem, ou seja, não consumirá a memória do seu dispositivo e assim você poderá acessar remotamente. O aplicativo é gratuito e pode ser encontrado na loja de aplicativos dos sistemas iOS e Android.

  1. Trello

Um pouco mais complexo que o demais, o Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos disponível tanto para notebooks como para smartphones nas versões Android e iOS. Embora a plataforma seja normalmente usada por empresas na gestão das suas tarefas, ela também funciona para administrar afazeres pessoais e escolares, dando a possibilidade do usuário criar quadro com sua atividade, montar check-lists, ativar notificações e armazenar diversos arquivos. 

O aplicativo tem área de trabalho (espaço que exibe as tarefas e os seus andamentos); quadros (parte visual que mostra as listas e os cartões usados na organização de demandas); listas (reúnem as tarefas que, dentro do sistema, são criadas no formato de cartões); e os cartões (uma série de funções para que você e seus colegas saibam o que fazer dentro de cada tarefa). 

Ampliando as opções de uso, ao Vai Cair No Enem, Mardock ainda destaca aplicativos que impactam positivamente no cotidiano dos estudantes na organização, aprendizagem e também no estudo colaborativo. “Na organização, os apps como Evernote ou Google Keep ajudam a ordenar as anotações, lembretes e tarefas pendentes relacionadas aos estudos. Na aprendizagem, nós temos aplicativos como o Quizlet ou o Anki que permitem criar flash cards personalizados e realizar exercícios de memorização para ajudar na retenção de informações. Para um estudo colaborativo, aplicativos como o Study, With Mee que permitem compartilhar informações e trabalhar com outros estudantes em projetos de tarefas. Dessa maneira você pode criar um dinamismo próprio para o levantamento de informações. Troca de dados”. 

Veja também:

Enem 2023: aprenda a fazer o cronograma de estudos ideal para você

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES