Aluna nota mil na redação do Enem 2022 estudava cerca de dez horas por dia

Durante o período de um ano, Carina conta que estudou cerca de dez horas por dia e praticava redação no mínimo uma vez por semana. 
Carina foi uma das alunas nota mil na redação do Enem 2022 - Arquivo Pessoal

Escrito por Joice Silva

A estudante pernambucana Carina Beatriz de Souza, de 18 anos, faz bonito na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, tirando a nota máxima da avaliação. O resultado da prova foi divulgado no final da noite desta quarta-feira (8).

Moradora de Frei Miguelinho, interior pernambucano, a jovem sempre foi focada nos estudos. Durante o período de um ano, Carina estudou cerca de dez horas por dia e praticava redação no mínimo uma vez por semana. 

Segundo a jovem, que almeja uma vaga no curso de medicina, a constância e persistência são ferramentas importantes para ter sucesso.

“Pensar, ter sua própria crítica, sua própria argumentação, deixa o texto diferente. Eu fazia uma redação por semana, às vezes fazia duas, corrigia, estudava muito repertório. Eu acho que essas são umas das maiores dica, além de constância e confiar no processo, que dá certo”, destacou. 

Emoção ao receber a nota

A jovem relata a alegria que sentiu ao se deparar com a nota máxima. Para ela, a nota 1000 era um sonho. Sonho esse que ela conquistou com esforço e foco. 

“Eu esperava uma nota acima de 940, às vezes pensava que talvez eu tirasse mil, mas era algo tão utópico para mim. Parecia coisa de outro mundo. Eu fiquei muito feliz e muito nervosa. Tremi muito”, afirmou. 

A família da estudante também comemorou muito o sucesso da jovem. Carina relata que eles receberam com muita alegria a notícia. “Minha família também ficou muito feliz, muito eufórica, afinal somos do interior e é uma grande conquista”,  disse.

Enem 2023

A edição de 2023 do Enem já tem data marcada para acontecer. As avaliações serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 8 e 19 de maio e a taxa deverá custar R$ 85.

O Inep deve receber pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2023, mas as datas ainda não foram informadas.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES