Cebraspe: prova do Enem deve vir 'ainda mais conteudista', diz professor

Professor Berg Figueiredo explica quais as possíveis mudanças na prova do Enem
Prova do Enem 2022 - João Velozo/LeiaJáImagens/Arquivo

A mudança da banca organizadora do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) causou repercussão nessa terça-feira (7). Com a notícias, muitos estudantes passaram a questionar quais serão as mudanças que impactarão a prova, após o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) assumir a responsabilidade pela aplicação e correção do Enem.

Segundo o professor Berg Figueiredo, o esperado é que o Enem venha "ainda mais conteudista". "O Cebraspe tem essa proposta. Como o Cebraspe é uma banca para concurso, e concurso sempre cobra cada vez mais conteúdo, acredito que uma das principais mudanças é que a prova venha mais conteudista, comparando com o Enem do ano passado [2022]. Acredito que vá se manter ou elevar um pouco mais", disse.

De acordo com o docente, alunos indagam sobre o nível de exigência da prova. "Muitos alunos que estudam e se dedicam, questionam o grau de dificuldade da prova em cima", explicou o docente, ao citar um quesito de matemática da edição de 2022, que pedia para o aluno escrever 1,35 bilhão usando apenas algarismos. Veja abaixo:

Questão de matemática do Enem 2022

"Claro que você não pode basear toda uma prova por uma única questão, mas há esse questionamento [dos estudantes]", disse Berg. "Acredito que essa mudança da banca traga uma prova mais conteudista, cobrando o aluno de forma mais específica, para que esse aluno possa fazer um vestibular melhor", revelou Berg.

As questões do Enem são escolhidas com base no Banco Nacional de Itens (BNI), no final do primeiro semestre do ano, por especialistas do Inep, com auxílio de professores de diversas instituições de ensino básico e superior. Os quesitos são selecionados de forma que o nível de dificuldade das provas seja o mesmo todos os anos. Assim, é possível comparar o desempenho dos candidatos em anos diferentes.

O Cebraspe foi vencedor do pregão eletrônico aberto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para realização do Enem impresso.

O resultado do pregão foi divulgado no Diário Oficial da União (DOU). A instituição receberá o valor de R$ 329.725.932,50 para aplicação da versão física da prova, que será realizada nos dias 5 e 12 de novembro.

Desde 2017, a Fundação Cesgranrio era responsável pela aplicação e correção das provas do Enem.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES