Ministro da Educação confirma suspensão do Novo Ensino Médio

Camilo Santana também veta as mudanças previstas no Enem em 2024
Camilo Santana, ministro da Educação - Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

O ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou a suspensão do Novo Ensino Médio (NEM) e mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) previstas para 2024. Em publicação nas redes sociais, nesta terça-feira (4), o ministro afirmou que assinou a minuta da portaria que paralisa, em caráter provisório (90 dias), a reforma no ensino médio.

"Hoje estive com o presidente Lula, no Palácio do Planalto, para tratar dessa questão tão importante para os jovens do nosso país, que é a reavaliação do atual modelo do ensino médio. Apresentei ao presidente a minuta de portaria que assinei no início da tarde de hoje, suspendendo provisoriamente termos da portaria n°521, de 13/07/2021, que trata do cronograma de implementação do Novo Ensino Médio, especificamente no que cabe a mudanças no Enem. 1 2 34 564", escreveu Camilo Santana.

De acordo com ele, a suspensão das mudanças no Enem é uma medida para garantir "a isonomia de participação aos jovens" na avaliação, que é a principal porta de entrada no ensino superior, e "evitar mudanças açodadas, mantendo diálogo aberto e aprofundado – uma recomendação do próprio grupo de transição de governo do presidente Lula", frisou. 

Hoje estive com o presidente Lula, no Palácio do Planalto, para tratar dessa questão tão importante para os jovens do nosso país, que é a reavaliação do atual modelo do ensino médio. Apresentei ao presidente a minuta de portaria que assinei no início da tarde de hoje, (cont.) pic.twitter.com/krjCHjynPy

— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) April 4, 2023

COMENTÁRIOS DOS LEITORES