Veja como utilizar a Páscoa como repertório na redação do Enem

Além dos aspectos religiosos e históricos, a data traz uma questão cultural, como também, de consumo
A Páscoa pode ser utilizada como um repertório interessante na redação do Enem - Unspplash

A Páscoa pode ser utilizado como um repertório interessante na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além dos aspectos religiosos e históricos, a celebração, de acordo com a professora de linguagens e redação, Pâmella Souza, traz uma questão cultural, como também, de consumo. 

"A Páscoa, originalmente, é uma festividade de origem religiosa. Ela celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Esse fato histórico pode ser relacionado na prova de redação a temas como a espiritualidade, fé e a valorização da vida, por exemplo. É importante também destacar que se pode extrair da temática os aspectos sociais da época", pontua.

Ao Vai Cair No Enem, a docente salienta que outro ponto importante para embasar o reportório na prova dissertativa é a diversidade cultural e religiosa. "Isso pode ser trabalhado na redação do Enem incluindo a diferença entre os ritos judaicos e cristão, as celebrações em outros países e culturas", explica. A Páscoa, ainda segundo Pâmella, pode ser utilizada para uma crítica, no que se refere às questões ligadas ao consumo.

"É possível discutir o papel das empresas nesse contexto, como elas exploram a data para aumentar suas vendas e como a publicidade, nessa época, usa de artifícios comunicacionais para incentivar o consumo", frisa a professora.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES