Enem 2023: saiba o que priorizar em história no mês de abril

O professor Walter Nascimento Jr. lista os principais assuntos para este mês
É importante utilizar o tempo inicial para trabalhar conteúdos básicos - Freepik

Por Mariana Ramos

Ao se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é essencial que o aluno organize os assuntos e mantenha um plano de estudos durante todo o ano para ir assimilando os conteúdos de forma calma e prática.

No âmbito das Ciências Humanas, a história aparece com temas de diversos momentos em diferentes tempos e espaços. Para não perder o controle do que precisa estudar, o Vai Cair No Enem conversou com o professor e historiador Walter Nascimento Jr. sobre o que priorizar neste mês de abril.

“A disciplina é essencial para o candidato. Ela vai ajudar ele a manter a calma e o controle de tempo durante a prova, foco e concentração que vêm da prática. Além disso, é fundamental saber o que estudar, afinal, são mais de 10 mil anos de história em menos de 10 meses”, declara o docente.

Entre os 10 mil anos de história, Walter aconselha usar o quarto mês do ano para focar em questões sobre a Modernidade:

Modernidade
  • Renascimento
  • Navegações
  • Estados Nacionais
  • Reformas Religiosas 

“Nem todos os assuntos cobrados no edital caem na prova em forma de questões. Por isso, é necessário saber o que excluir e incluir no cronograma baseado nos temas mais recorrentes nos últimos anos. A modernidade e os temas listados são fundamentais para a compreensão da História do Brasil também”, explica o professor.

Walter lembra que os alunos precisam manter o foco e a disciplina sempre alinhadas com uma vida saudável, não só física, como mental também. Neste primeiro semestre do ano, os estudantes devem aproveitar o tempo para compreender bem os conceitos mais básicos e aumentar a sua segurança ao realizar o exame.

“Os frutos de uma boa prova, feita com confiança, devem ser semeados agora, enquanto temos tempo de assimilar conceitos mais básicos. Sei que é muito mais fácil falar do lugar de professor, mas vocês não estão sozinhos. Tenham coragem pra enfrentar o que vem por aí”, finaliza o docente.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES