Veja exemplo de redação nota mil do Enem 2022

O Inep liberou os espelhos da redação nessa segunda-feira (10)
Redação do Enem - Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Nesta segunda-feira (10), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as notas dos treineiros e espelhos da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Para ter acesso, tanto ao desempenho, quanto à versão digital da prova dissertativa, os candidatos devem acessar a Página do Participante e realizar o login através da plataforma do Governo Federal.

Essa etapa é chamada de "vista pedagógica", pois, permite que os participantes entendam as notas alcançadas e os critérios de correção em cada competência, cinco ao todo, avaliada no Enem. Nesta edição, os temas foram "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil" (primeira aplicação) e "Medidas para o enfrentamento da recorrência da insegurança alimentar no Brasil" (reaplicação).

Quais são as competências avaliadas no Enem?

Cada competência exigida na dissertação tem pontuação máxima de 200 pontos, logo, a nota máxima que pode ser obtida pelos estudantes é 1000. Confira quais são:

  • Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
  • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo;
  • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado.
Redação nota 1000

Em Pernambuco, a estudante Carina Beatriz de Souza, de 18 anos, tirou a nota máxima na redação do Enem. Ao ter acesso ao desempenho na avaliação, que é a principal porta de entrada no ensino superior, em entrevista ao Vai Cair No Enem, ela, que é do município de Frei Miguelinho, interior pernambucano, contou que estudava cerca de dez horas por dia e praticava redação no mínimo uma vez por semana. Veja a redação de Carina:

Espelho
Espelho da redação de Carina Beatriz de Souza. Foto: cortesia
​​​​​

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES