UPE amplia sistema de cotas para ingresso nos cursos de graduação

O novo percentual de vagas reservadas passa a valar para o processo seletivo de 2024
Reunião sobre a ampliação das cotas - Divulgação/UPE

A Universidade de Pernambuco (UPE), através do do Conselho Universitário (CONSUR), aprovou por unanimidade a ampliação do sistema de cotas para ingresso de estudantes oriundos de escolas públicas nos cursos de graduação. Com a mudança, prevista para o processo seletivo de 2024, a universidade estadual reservará 40% das vagas para candidatos egressos do ensino público (municipal, estadual ou federal).

Para ter acesso a essa nova política de cotas, o participante da seletiva precisa ter cursado integral, exclusiva e regularmente, os anos finais do ensino fundamental, ou seja, do 6º ao 9º ano, e todos os anos do ensino médio em escola pública, comprovado no ato da matrícula.

Esse novo percentual será distribuído da seguinte forma: A1- 20% para estudantes com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário, devendo essa condição ser comprovada no ato da matrícula; A2 - 20% para alunos com qualquer renda per capita, devendo essa condição ser comprovada no ato da matrícula.

“A questão foi amplamente debatida com representantes da comunidade acadêmica, docentes, estudantes e técnicos, com análise dos impactos para a instituição. A demanda atende parte das reivindicações de diferentes movimentos sociais e da universidade, como uma ação que amplia o acesso ao ensino superior. No entanto, ainda precisamos avançar em questões sobre acessibilidade e inclusão”, destacou a Reitora Profª. Maria do Socorro Cavalcanti.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES