204º aniversário de Eunice Newton Foote: a mulher que descobriu o Efeito Estufa

Efeito estufa é um dos assuntos que podem cair no Enem
- Foto: Reprodução/ Instagram

No último dia 17 de julho, comemorou-se o aniversário do 204º aniversário de Eunice Newton Foote, cientista norte-americana responsável pela descoberta do chamado “Efeito Estufa”, com papel importantíssimo na luta contra o aquecimento global, sendo a pioneira em pesquisas relacionadas à mudança de clima no planeta. Além disso, ela também era forte ativista em prol dos direitos das mulheres. 

Numa época em que as mulheres eram excluídas pela comunidade científica, Eunice resistiu e seguiu com seus estudos. Durante um de seus experimentos, ela colocou termômetros de mercúrio em cilindros de vidro e descobriu que o recipiente que continha dióxido de carbono (CO2) experienciou o efeito do aquecimento mais significativo no Sol. 

 

Efeito estufa 

 

O efeito estufa é um processo natural e que possibilita a vida na Terra. Parte da energia solar é absorvida pela superfície terrestre e pelos oceanos e outra parcela é refletida de volta para o espaço. Contudo, uma porção de radiação fica retida na atmosfera em decorrência dos gases de efeito estufa, impedindo que o calor do sol seja devolvido totalmente ao espaço. Assim, o equilíbrio energético é mantido e a temperatura do planeta se mantém estável. 

Desde o começo da Revolução Industrial, o número de gases de efeito estufa lançados na atmosfera tiveram uma alta curva de crescimento, subindo exponencialmente nas últimas décadas. Todos os processos industriais lançam esses gases, assim como a queima de combustíveis fósseis, o desmatamento, a poluição, entre outros fatores que podem acarretar em mudanças climática. 

   

QUESTÕES 

 

(Enem 2019) A pegada ecológica gigante que estamos a deixar no planeta está a transformá-lo de tal forma que os especialistas consideram que já entramos numa nova época geológica, o Antropoceno. E muitos defendem que, se não travarmos a crise ambiental, mais rapidamente transformaremos a Terra em Vênus do que iremos a Marte. A expressão “Antropoceno” é atribuída ao químico e prêmio Nobel Paul Crutzen, que a propôs durante uma conferência em 2000, ao mesmo tempo que anunciou o fim do Holoceno — a época geológica em que os seres humanos se encontram há cerca de 12 mil anos, segundo a União Internacional das Ciências Geológicas (UICG), a entidade que define as unidades de tempo geológicas.

SILVA, R. D. Antropoceno: e se formos os últimos seres vivos a alterar a Terra? Disponível em: www.publico.pt. Acesso em: 5 dez. 2017 (adaptado).

 

A concepção apresentada considera a existência de uma nova época geológica concebida a partir da capacidade de influência humana nos processos

 

a) eruptivos.

b) exógenos.

c) tectônicos.

d) magmáticos.

e) metamórficos.

 

Letra B. Processos exógenos são os processos que ocorrem na superfície do planeta Terra. A partir da primeira Revolução industrial, a capacidade humana de alterar a superfície do planeta tornou-se imensa e nociva.



(Enem 2018) A dinâmica hidrológica expressa no gráfico demonstra que o processo de urbanização promove a:

Disponível em: www.biologiasur.org. Acesso em: 14 jul. 2015 (adaptado).

 

a) redução do volume dos rios.

b) expansão do lençol freático.

c) diminuição do índice de chuvas.

d) retração do nível dos reservatórios.

e) ampliação do escoamento superficial.

 

Letra E. Quanto mais as cidades crescem, maior o volume de solos pavimentados, menor o índice de vegetação e maior o volume de água que escoa pela superfície.

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES