Saiba como construir um bom repertório a menos de três meses para o Enem 2023

A prova de redação é aplicada no primeiro dia do Enem
Prova de redação - Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo

A menos de três meses para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, previsto para os dias 5 e 12 de novembro, estudantes traçam estratégias de estudos para esta reta final. No primeiro dia do exame, o candidatos responderão questões de Linguagens e Ciências Humanas, além de uma redação. Essa última requer maior atenção dos participantes no que se refere a construção de um bom repertório.

O repertório é crucial na redação do Enem, pois, enriquece os argumentos, tornando a escrita mais persuasiva e demonstra domínio sobre o tema proposto. Assim, utilizar exemplos, fatos históricos e referências culturais sólidas ajudam a embasar as ideias e conquistar uma boa pontuação na prova dissertativa.

"O repertório sócio-cultural aparece [na redação do Enem] na competência dois para que a gente compreenda o texto motivador, a proposta. O Enem traz para a gente um problema, a nível nacional, na perspectiva de debate com algum eixo: saúde, educação, segurança, entre outros. O estudante já tem acesso à informação e não estamos falando de uma fonte específica. Um aluno que consome conteúdos classificados de massa, também estão construindo repertório", observa a professora de redação Bianca Amorim.

A docente também ressalta que é importante para essa construção que o candidato pode abusar do repertório que já faz parte do cotidiano. "O estudante do Enem, ele tem que estudar para Humanas. Então, ele tem base de história, geografia, filosofia e sociologia, que costumam ser associadas a maioria dos problemas que o Enem aborda. Essas disciplinas são repertórios bons para, por exemplo, o desenvolvimento do texto. Logo, o estudante não precisa estudar por fora para aprender esses conteúdos", aponta. 

Além disso, ao Vai Cair No Enem, Bianca Amorim menciona que os inscritos podem aumentar o repertório por maio de séries, filmes, livros, músicas e podcast. "Eles também são repertórios da área cultura.  A gente também tem as notícias, como uma outra área. O que é importante para o estudante é compreender e aprender como inserir essas áreas na redação. Além disso, é importante que ele [candidato] já é cheio de repertório e só precisa colocar no texto de forma adequada", frisa.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES