Usando as princesas da Disney, professora dá dicas de repertório para a redação do Enem 2023

A professora Marcela Silva prova a relação entre o Enem e as produções da Disney
Professora encerrou o primeiro dia de aulão neste sábado - Júlio Gomes/LeiaJá Imagens

O que as princesas da Disney e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm em comum? De acordo com a professora de redação, Marcela Silva, há relação entre as duas temáticas. Durante o primeiro aulão, promovido neste sábado (12), pelo Vai Cair No Enem, a docente usou as princesas da Disney para dar dicas de repertório sócio-cultural para a avaliação dissertativa do exame. 

Na ocasião, a docente apontou questões, a partir das narrativas das personagens, que podem ser usadas na redação do Enem de acordo com os temas exigidos na prova. Entre os aspectos abordados por Marcela Silva estão: relacionamento abusivo, naturalização do sequestro e dependência familiar que, segundo a docente, são temáticas presentes na produção “A Bela e a Fera”. 

Utilizando em “A Princesa e o Sapo”, a professora de redação frisa pontos como: racismo, empreendedorismo feminino e independência feminina. Já a personagem indígena Pocahontas, filme de 1995, ressalta temas como: preservação da natureza, diversidade cultural, como também feminismo. Sob a atenção dos estudantes, Marcela Silva mostrou exemplos de redação com os repertórios citados, desde a introdução até conclusão

COMENTÁRIOS DOS LEITORES