Confira 10 figuras históricas que você deve conhecer para fazer a prova do Enem 2023

Para comemorar o dia do historiador, o professor Wellington José separa os nomes mais importantes da prova de história
Alunos devem estar preparados para revisar os nomes mais importantes para a prova - Freepik

Há 14 anos atrás, no dia 19 de agosto de 2009, foi declarado o dia do historiador em homenagem ao historiador e diplomata pernambucano Joaquim Nabuco (1849-1910). Para celebrar o dia da profissão, o professor Wellington José organizou uma lista com os nomes mais recorrentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Faltando pouco tempo para a prova do Enem, os estudantes devem saber como sistematizar e organizar seus estudos e revisões. Confira a lista completa das 10 figuras históricas para você conhecer e revisar sua história antes da prova:

1. Dom Pedro I

  • Primeiro Imperador do Brasil que governou durante o período de 1822 e 1831.
  • Declarou a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822 e outorgou a primeira Constituição em 1824.2.

2. Dom Pedro II

  • Foi o segundo e último Imperador do Brasil. Subiu ao trono em 1840 e esteve à frente do país até 1889.
  • Por meio do “Golpe da Maioridade” foi nomeado imperador em 23 de julho de 1840, quando tinha apenas 14 anos de idade. Durante seu governo, D. Pedro II focou no desenvolvimento econômico e social do país, sendo construídas as primeiras linhas telegráficas e a primeira estrada de ferro do país. Foi nesse período que as leis abolicionistas aconteceram.

3. Zumbi dos Palmares 

  • Líder do Quilombo dos Palmares (1655-1695). Era sobrinho do líder Ganga Zumba, o qual, por sua vez, era filho da princesa Aqualtune dos Jagas (ou imbangalas), um povo de tradições militares com ótimos guerreiros.    
  • Lutou pela liberdade de culto e religião, bem como pelo fim da escravidão colonial no Brasil.

4. Getúlio Vargas

  • Getúlio Dornelles Vargas, foi um advogado, político e presidente do Brasil.    
  • Foi o presidente que mais tempo ficou no cargo em toda a história republicana do Brasil. Vargas encabeçou a Revolução de 1930, na qual depôs Washington Luís (1869-1957) e rompeu o ciclo de alternância política entre as oligarquias cafeeira e pecuária, num regime conhecido como política dos governadores.

5. Juscelino Kubitschek  

  • Conhecido como JK, foi um médico e político mineiro. Foi presidente do Brasil, de 1956 a 1960 cuja época é lembrada como um tempo de otimismo.    
  • Ao assumir o poder, Juscelino Kubitschek estabeleceu o lema de sua política econômica, prometendo cinquenta anos de progresso em cinco de governo. O mandato de Juscelino chegou ao fim em meio às crescentes dificuldades econômicas. A inflação e a alta do custo de vida resultaram em inúmeras greves, especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Também foi o grande responsável pela construção de Brasília e por torná-la capital do país.

6. Martin Luther King Jr.

  • Foi um pastor batista e um dos principais líderes negros na luta contra a discriminação racial nos Estados Unidos. Ativista político, Martin reivindicava salários dignos e mais postos de trabalho para a população negra.    
  • Defendeu os direitos das mulheres e foi contra a Guerra do Vietnã. King foi um ativista dentro do movimento negro que lutava pela igualdade civil entre negros e brancos, nos EUA Durante a década de 50.

7. Karl Marx

  • Foi um filósofo, ativista político alemão e um dos fundadores do socialismo científico e da Sociologia. (1818-1883), influenciou a Sociologia, a Economia, a História e até a Pedagogia.    
  • Marx publicou o livro o Manifesto Comunista, em 1848 criticando o sistema capitalista, relatou a história do movimento operário e termina com o apelo pela união dos operários no mundo todo. Isso ocorreu às vésperas da Revolução de 1848 na França, a chamada Primavera dos Povos.

8. João Goulart

  • Foi o vigésimo quarto Presidente da República do Brasil. Assumiu a presidência do país, com a renúncia de Jânio Quadros, governando o Brasil de 1961 a 1964.    
  • Os adversários do governo de Jango (militares e políticos conservadores) deram um golpe que ficou conhecido como o “Golpe de 64” / 31 de março de 1964. Foi acusado de comunista e uma vez que os militares assumiram o poder, Jango se refugiou no Uruguai e morreria no exílio.

9. Montesquieu

  • Foi um importante filósofo do Iluminismo, responsável pela teoria que, mais tarde, culminou no sistema tripartite de separação dos poderes. Fase (1669-1755).
  • Considerado um dos criadores da “Filosofia da História”, sua maior contribuição teórica foi a separação dos poderes estatais, sistematizados em três tipos: executivo, legislativo e judiciário.

10. Robespierre

  • Foi um político que liderou a Revolução Francesa, vindo a implantar um regime conhecido como “Grande Terror”.  Por fim, acabou morto na guilhotina em 1794.    
  • Ficou conhecido popularmente como o "incorruptível". Foi deputado na Assembleia Nacional, líder dos radicais e presidiu o país durante o Período do Terror, uma das fases mais violentas da Revolução Francesa. Robespierre defendia um posicionamento inovador para a época, incluindo sufrágio universal com eleição direta, educação gratuita obrigatória e imposto de renda progressivo.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES