Confira países que não aplicam vestibular

Método de entrada no ensino superior é diferenciado em cada país
A Argentina é um dos países mais buscados por estudantes brasileiros - Pexels

Por Mateus Moura 

 

O vestibular é o processo de ingresso no ensino superior mais comum no Brasil. Seja por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou processos seletivos próprios, as instituições aplicam provas que nivelam os estudantes e permitem - ou não - o acesso à graduação.

Porém, essa prática, comum no Brasil, não acontece em outros países. Em locais da América do Sul e Europa, o processo de ingresso é diferenciado. O LeiaJá preparou uma lista com países em que o vestibular não é utilizado como processo seletivo para cursos superiores. Confira:

Argentina: No país não há vestibular e tem sido rota de vários brasileiros que buscam cursar medicina. Mas é preciso ficar atento, já que é necessário dominar o idioma espanhol e o candidato precisa fazer um curso que nivela os estudantes. 

Bolívia: Outra grande rota de brasileiros que querem cursar medicina, atraídos principalmente pela grande oferta de vagas e o preço acessível. 

França: Esse é mais um país que não tem vestibular, o acesso ao ensino superior é garantido a todos e estudantes brasileiros podem estudar lá. Mas, para isso, é preciso falar francês e o candidato passará por uma análise de histórico escolar, diploma e motivação para estudar na França.

Itália: O país é mais um que garante acesso universal ao ensino superior, precisando apenas ter concluído o ensino médio e apresentar o diploma. Nos cursos mais concorridos, como medicina, são feitos testes de admissão por causa da alta procura. Contudo, esses testes são feitos de forma oral. 

Paraguai: O sistema paraguaio é bem parecido com o argentino, tendo acesso universal e cursos de nivelação, além dos baixos preços. Contudo, no Paraguai há menos vagas disponíveis.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES