Após feriado, comerciantes contam com Enem para complementar renda

Movimentação intensa de pessoas nos pontos de aplicação estimula vendas de lanches, canetas e até livros
Luiz Carlos Gregório - LeiaJá

Neste domingo (5), comerciantes têm boas expectativas de venda nas proximidades dos pontos de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para eles, a grande movimentação de candidatos deve compensar a baixa demanda do Dia de Finados. 

"Geralmente, no domingo é fechado. A gente abre no Enem pra ver se consegue um dinheiro extra. Nele, a gente sempre consegue vender bem", diz o comerciante Sérgio Júlio Alves, dono de uma barraca de lanches na Rua do Lazer, em frente ao Bloco B da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Jacilene Regis Beltrão

Marilia Parente/LeiaJá

A vendedora ambulante Jacilene Regis Beltrão comenta que conta com a renda extra do Enem para custear o Natal e o ano novo em família. "O que os estudantes mais compram é caneta, água e chocolate, kit pronto para a prova. Faço até promoção", brinca. 

O ambulante Luiz Carlos Gregório, que vende livros e discos usados, também faz questão de trabalhar nos domingos de Enem. "É um evento especial. A frequência de pessoas é bem maior, aí o retorno é melhor. Vende até mais do que em dia de semana", afirma.

Enem 2023

Neste domingo (5), os participantes resolverão 90 questões, sendo 45 de Ciências Humanas e outras 45 de Linguagens, além de uma redação. A prova inicia às 13h30 e tem duração de 5h50, finalizando às 19h.

No próximo dia 12 de novembro, os candidatos responderão a mais 90 quesitos, sendo 45 de matemática e outros 45 de Ciências da Natureza. A prova será aplicada das 13h30 às 18h30. Confira a cobertura completa do Enem 2023 no www.vaicairnoenem.com.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES