Estudantes aprovam primeiro dia de provas do Enem 2023

Neste domingo (5), os candidatos produziram a redação e responderam 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas
Candidatos chegam a polo de aplicação da prova do Enem 2023, no Recife - Júlio Gomes/LeiaJá

Por Victor Gouveia

Os candidatos que saíram cedo do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, neste domingo (5), garantiram que a prova foi tranquila. A exigência interpretativa e os textos extensos continuaram na edição deste ano, mas as temáticas atuais, segundo os alunos, teriam ajudado nas questões de Linguagens e Ciências Humanas.

Os estudantes comemoraram a ausência do vocabulário rebuscado de anos anteriores e se depararam com abordagens contemporâneas, como as pautas de gênero e raciais. A atualidade presente nas questões foi um ponto positivo para os participantes, que deixaram os locais de aplicação às 15h30.

"Eu achei a prova bem tranquila, ela só estava um pouco cansativa pela quantidade de textos. Em questão de conteúdo, essa [foi] mais atualizada, puxando assuntos mais atuais e a maioria [das questões] remete àquilo que agente tá vivendo em sociedade atualmente", comentou o estudante de Engenharia Eletrônica, Samuel Elias, de 23 anos, que quer migrar para o curso de Análise de Desenvolvimento.

A prova vai até às 19h e conta com 90 questões de Ciências Humanas e Linguagens, além da redação. No próximo domingo (12), os estudantes encaram mais 90 questões de matemática e Ciências da Natureza. A prova será aplicada das 13h30 às 18h30. Confira a cobertura completa do Enem 2023 no www.vaicairnoenem.com

COMENTÁRIOS DOS LEITORES