Tenda acolhe estudantes do ensino público que farão o Enem

Estrutura é organizada pela Frente Favela Brasil
Tenda fica em frente de local de prova, no centro do Recife (Pe) - Júlio Gomes/LeiaJá

Neste domingo (5), em que acontece o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Frente Favela Brasil oferece estrutura específica para estudantes da rede pública. O local oferece água, canetas, lanches e absorventes menstruais aos candidatos em frente ao ponto de aplicação do Bloco B da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). 

Foto: Júlio Gomes/LeiaJá
Foto: Júlio Gomes/LeiaJá 

De acordo com Rosângela Oliveira, representante da Frente Favela Brasil, a ação acontece pela primeira vez. "O objetivo é fortalecer esses estudantes das comunidades e periferias. Dar, além do apoio material, apoio moral para eles", ressalta. 

Foto: Júlio Gomes/LeiaJá
Rosângela Oliveira é representante da Frente Favela Brasil - Foto: Júlio Gomes/LeiaJá 

Entre estruturas de colégios e faculdades particulares, a "Tenda Favela no Enem" destaca-se como a única focada no público de baixa renda. "Muitos estudantes da periferia já chegam aqui e se sentem intimidados, porque veem os alunos da rede particular em tendas com professores e todo o suporte. Esse espaço é para que eles se sintam à vontade, pegando o que precisarem. Além disso, a gente sabe do crescimento da pobreza menstrual, então oferecemos absorventes para meninas e mulheres que vierem fazer a prova", acrescenta.

 

Enem 2023

Neste domingo (5), os participantes resolverão 90 questões, sendo 45 de Ciências Humanas e outras 45 de Linguagens, além de uma redação. A prova inicia às 13h30 e tem duração de 5h50, finalizando às 19h.

No próximo dia 12 de novembro, os candidatos responderão a mais 90 quesitos, sendo 45 de matemática e outros 45 de Ciências da Natureza. A prova será aplicada das 13h30 às 18h30. Confira a cobertura completa do Enem 2023 no www.vaicairnoenem.com.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES