Estudantes relatam expectativas para o segundo dia de provas do Enem 2023

Neste domingo, candidatos realizarão provas de matemática e Ciências da Natureza
Vitória Rebeca quer cursar geologia - LeiaJá

Por Felipe Holanda

Chegou o grande momento para os estudantes que prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Neste domingo, os candidatos vão fazer as provas de matemática e de Ciências da Natureza (física, química e biologia). O Vai Cair No Enem entrevistou alunos para saber a expectativa para o exame.

"Para hoje, eu estou com uma expectativa alta diante dos meus estudos que eu vim tendo durante um ano. Acho que vai ser uma prova mais interpretativa, eu espero que sim. Mas sei que, principalmente na área de exatas, vai vir um pouco mais de 'peso'. Como sempre, o Inep gosta de colocar um 'pesinho' a mais para os jovens que estão aqui prestando o Enem", destacou Victória Rebeca, que planeja cursar geologia na Universidade Federal de Pernambuco. 

"A movimentação de hoje está bem menor do que no primeiro dia (domingo passado). Vi muita gente saindo dizendo que não conseguiu terminar a prova. O primeiro dia teve muito texto e a maioria das pessoas aqui (Bloco E, da UNINASSAU) não conseguiram gerir bem o tempo", adicionou Victória. 

Já para Marcelle Vitória, de 20 anos, que pleiteia o curso de arquitetura, a expectativa não é tão alta assim. "A prova de natureza é muito importante para mim. 'Bate' muito com a de Ciências Humanas. Preciso muito passar para natureza e matemática. Minha preparação [foi] bem apertada, já que eu faço engenharia na Federal. Tive que balancear os estudos com o curso", pontuou. 

A partir das 13h30 - o término será às 18h30 -, os candidatos responderão a mais 90 quesitos, sendo 45 de matemática e outros 45 de Ciências da Natureza.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES