Enem em contexto: Propaganda vira 'meme' após uso de expressão conflitante

Veja como a interpretação e as variadas figuras de linguagem possuem diferentes compreensões no contexto atual.
Propaganda da universidade. - Foto: Reprodução/Internet

Escrito por Ester Graziele

“Faça uma faculdade que te arrasta pra cima”. Essa foi a expressão usada em uma propaganda que viralizou nas redes sociais na última semana, por gerar ambiguidade na leitura, ocasionando várias interpretações. A frase, que a princípio poderia ser entendida como algo positivo, também possui outra conotação. Na linguagem do mundo virtual, 'arrastar para cima' significa que algo acabou, ou até mesmo, que alguém morreu. 

Em uma conversa com o Vai Cair No Enem, a professor Cecília Diniz, explicou que é sempre bom ficar atento, pois questões que trazem exemplos de propaganda são bem comuns. “O Enem vive abordando questões sobre publicidade dentro das competências, onde todas as questões partem da ideia de finalidade do texto, de quem é seu público-alvo", diz Cecília. 

Após análise da publicidade, Cecília entendeu que o propósito da propaganda geraria confusão, porque a frase teria uma perspectiva para os 'millennials' e outra para a 'geração z'. No caso, a questão geracional foi o alvo principal que a internet encontrou para esse erro de comunicação do marketing. 

No entanto, a professora diz que a relação da linguagem, deve ser compreendida por meios atuais, como a internet, e não como uma diferença geracional, no caso da propaganda acima. "Então nesse caso, houve a ausência de uma pesquisa de campo que compreendesse a linguagem atual do público alvo. Então seria menos geracional e mais sobre disposição de entender a linguagem das redes, do suporte e sobre o gênero, mais do que sobre as pessoas", explica. 

Antes, a expressão era muito utilizada por conta de uma ferramenta do Instagram. Para acessar um link externo, a rede social pedia para o usuário "arrastar para cima", para ser encaminhado à página. 

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES