Dia do PI: Confira as fórmulas em que o número irracional é aplicado

O PI representa o valor de 3,14
Fórmulas matemáticas. - Foto: Freepik

O PI, a constante matemática que é razão entre o comprimento de uma circunferência e seu diâmetro, aproximadamente igual a 3,14, tem seu dia comemorado nesta quinta-feira, 14 de março. Em sua homenagem, sendo protagonista de muitas questões da prova de matemática no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Vai Cair No Enem compilou as fórmulas da constante matemática mais utilizadas. 

Área do Círculo

Uma das fórmulas mais essenciais é aquela que relaciona o diâmetro, o raio e o perímetro de uma circunferência. No Enem, é comum encontrar questões que envolvem o cálculo da área de um círculo, para a qual a fórmula é A = π ⋅ r² é fundamental. 

A = Área

π = pi (3,14)

r = raio

A fórmula não só ajuda a resolver questões específicas sobre círculos, mas também pode ser útil em problemas mais complexos que envolvam geometria e áreas de figuras planas.

Superfície da Esfera

Fórmula bastante utilizada no exame é para saber qual a superfície da esfera, sendo ela o uso do volume e raio: V= 4 ⋅ π ⋅ r² .

V = Volume

π = pi (3,14)

r = raio

Volume da Esfera

A fórmula do é V = 4/3 ⋅ π ⋅ r³. O raio de uma esfera é metade de seu diâmetro. Sendo assim, é considerado o diâmetro dela para calcular sua área da superfície de uma esfera, primeiro calculamos o raio, depois o volume.

V = Volume

π = pi (3,14)

r = raio

Comprimento da Circunferência 

Para calcular o valor do comprimento da circunferência é utilizada a formula: C = 2 · π · r

C = comprimento

r = raio

π = pi (3,14)

Fórmulas de Trigonometria

As fórmulas trigonométricas também fazem uso do PI para representar ângulos em radianos. Problemas que envolvem cálculos trigonométricos em diversos contextos, como altura, distância, movimento e padrões periódicos, frequentemente utilizam essas fórmulas.

Saber como utilizar as fórmulas que envolvem pi, como seno, cosseno e tangente, é fundamental para resolver essas questões e garantir um bom desempenho na prova de matemática.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES