PF identifica responsável por vazamento de prova do Enem 2023

De acordo com a PF, um aplicador do Pará tirou uma foto da página com o tema da redação antes do fim da prova e encaminhou a uma amiga professora
Folha de redação do Enem - Júlio Gomes/LeiaJá

A Polícia Federal (PF) identificou o responsável pelo vazamento de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. De acordo com a PF, um aplicador do Pará tirou uma foto da página com o tema da redação antes do fim da prova e encaminhou a uma amiga professora. Com isso, as investigações foram encerradas.

Além disso, a polícia aponta que a divulgação indevida de conteúdo sigiloso de um processo seletivo para ingresso no ensino superior pode gerar pena de prisão de um a quatro anos e multa, como previsto na legislação.

A imagem feita e compartilhada no WhatsApp pelo aplicador mostra a página 19 do caderno de provas do tipo 3, de cor branca. Na fotografia, há o tema da redação do Enem 2023: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

As investigações do vazamento começaram um dia após a realização da prova, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A PF foi acionada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que identificou que a foto foi feita às 13h50 e a enviada para a professora.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES