
Com mais de 20 anos de existência, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) trouxe em suas questões e propostas de redação temáticas variadas, atuais e, até mesmo, polêmicas. Item de curiosidade para muitos candidatos do Exame, a redação gera certa ansiedade àqueles que se dedicaram durante os meses que antecedem a avaliação.
Enquanto o Enem não chega, o Vai Cair No Enem promoveu, na terça-feira (5), uma live que auxiliou os participantes a definir as prioridades de estudo nesta reta final. Na ocasião, o professor de Linguagens e redação, Will Rodrigues, destacou que a temática meio ambiente é pouco explorada na avaliação. A última vez que ela apareceu na prova de redação foi em 2008.
"A pauta ambiental para o Brasil é de super importância. O Brasil foi visto, durante muitas décadas, como exemplo de país que se preocupa com a pauta ambiental e, de fato, todos os anos ficamos esperando que essa temática volte. Já faz 13 anos que esse tema não é explorado e a gente espera, tem expectativa que seja o tema do ano"
Questionado sobre a possibilidade do tema aparecer como proposta da redação no Enem 2021, o docente faz algumas ressalvas. "O Inep é um órgão subordinado ao MEC e, automaticamente, ao Governo Federal. Sabe-se que a pauta ambiental é uma pauta sensível para o governo atual, devido às diversas crises e situações polêmicas que o próprio ministério do Meio Ambiente tem revelado neste governo atual. A partir do momento que o Inep divulga um tema do Enem que se torna uma temática super debatida, ao longo do ano, é noticiada no Brasil e no mundo todo, haverá um choque de interesses".
Além disso, Will Rodrigues ressalta que o Governo Federal é visto, no que se refere a esta pauta, como antiambientalista. Logo, seria difícil, em 2021, a pauta ambiental ser explorada, pois acarretaria em questionamentos sobre as p1olíticas públicas adotadas neste atual governo. "Por outro lado, a banca que elabora o tema da redação deve ter liberdade para explorar o tema que acha pertinente. Por exemplo, o Brasil vive, atualmente, uma crise energética que é causada por ações do homem, assim como, pelas mudanças climáticas. Então, podemos perceber que uma das temáticas que poderia cair no Enem seria a crise hídrica no Brasil", observa.
Pauta ambiental no Enem
Mesmo com a condução deficitária do Ministério do Meio Ambiente, a pauta ambiental, caso aparece, no Exame deste ano deve vir através de temas como: tráfico de animais silvestres, resíduos sólidos, poluição, sustentabilidade.
"Outra temática muito importante a ser citada é em relação as mudanças climáticas, isso impactando os biomas brasileiros (...) Há outras temáticas complementares como a transposição do Rio São Francisco, que é uma temática bastante discutida, mas é muito específica. Existem questões relacionadas, por exemplo, ao Pantanal, as queimadas, os acidentes ambientais a partir do setor industrial. Além da questão da universalização do saneamento básico no Brasil, que há projeto em andamento no Congresso", aponta.
Meio ambiente: como se preparar para este tema?
O docente fala que para o candidato ter sucesso ao desenvolver a temática é necessário evitar pautas mais sensíveis ao Governo Federal como, por exemplo, a questão da demarcação de terras indígenas. "Para que os alunos de fato possam se preparar com antecedência para a possibilidade de tema ambiental é indicado que eles evitem, por exemplo, pautas mais sensíveis para o Governo, ou seja, ligadas, por exemplo, à questão das terras indígenas, desmatamento na Amazônia, as fronteiras agrícolas na Amazônia. Porque a gente sabe que há um impacto ambiental. Logo, são temas muito mais sensíveis para o governo", destaca.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES