Saiba como usar a nota do Enem no Fies

Em 2022, serão oferecidas 110.925 vagas para o financiamento
Página do SisFies - Arthur Souza/LeiaJáImagens/Arquivo

Nesta quarta-feira (12), o Secretário Executivo do Ministério da Educação (MEC), Victor Godoy, confirmou que a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 será utilizada para as inscrições no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2022. Além disso, Godoy também explicou que a nota do Enem 2021 poderá ser aplicada para todos os processos seletivos do primeiro semestre deste ano.

Mas, como utilizar a nota do Enem no Fies? Para ajudar quem tem dúvidas sobre o assunto, o Vai Cair No Enem explica algumas dicas e regras do financiamento.

O que é o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo conceder financiamentos a estudantes para cursos superiores não gratuitos. o programa oferece financiamentos de até 100% e possibilita juros zero a aos estudantes que tenham renda per capita de até três salários mínimos.

Quem pode participar?

Para participar do Fies, é preciso ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), da edição 2010 até a mais recente aceita pelo programa, e ter obtido, pelo menos, 450 pontos na média. Também é preciso não ter zerado a redação.

Como realizar a inscrição?

Para se inscrever, é preciso acessar o site do Fies durante o período de candidaturas. Após isso, é só clicar em "Minha inscrição" e acessar a conta gov.br. Em seguida, preencha os dados, o Questionário, o Grupo Familiar e o Grupo de Preferência, que corresponde ao curso desejado. Ao acessar o Grupo de Preferência, o sistema oferece até três opções de curso.

Após as inscrições, o que fazer?

Depois de ter realizado as candidaturas, é preciso que o estudante espere o período de inscrições finalizar para que o sistema realize a seleção, com base na nota de corte, quantidade de inscritos e vagas oferecidas.

As inscrições para o Fies 2022 ainda não tiveram data divulgada. De acordo com o MEC, serão disponibilizadas 110.925 vagas para o exercício de 2022, primeiro ano do Plano Trienal, período de 2022 a 2024.

Sendo assim, serão 66.555 oportunidades para o primeiro semestre, totalizando 60%, e 44.370 vagas no segundo semestre, 40% do total.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES