Confira tudo sobre a 2ª fase da Fuvest, que inicia neste domingo (16)

Confira as provas, horários, regras e dicas para se sair bem nessa etapa
Segunda fase será realizada neste domingo e segunda - Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Neste domingo (16) e segunda-feira (17), será aplicada a segunda fase do vestibular da Universidade de São Paulo (USP). A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), responsável pela aplicação, informou que são esperados 110 mil candidatos, desde a primeira fase, para as 8.211 vagas. Outras 2.936 vagas serão destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Confira dicas, além dos horários de prova e regras, para se sair bem nessa etapa.

Provas e horários

As provas terão início a partir das 13h nos dois dias e a saída dos candidatos é permitida a partir das 15h. No domingo, serão realizadas as provas de português e redação, enquanto na segunda-feira, os candidatos farão provas de disciplinas específicas de acordo com o curso escolhido. Os locais de prova podem ser consultado pelo estudante na área do candidato. 

O que pode e o que não pode levar

A Fuvest informou que é permitido e necessário levar documento com identificação com foto, caneta esferográfica azul fabricada em material transparente, uso de lápis, lapiseira e borracha para rascunho e, recomendável, garrafa d’água já abastecida e máscaras, caso precise trocar. Com relação ao que está proibido, a Fuvest listou: relógios de qualquer tipo, qualquer equipamento eletrônico (celular, câmeras, smartwatch...), material impresso ou anotações, corretivo de qualquer espécie, marca-texto, lápis com tabuada, canetas que não sejam caneta esferográfica, gorro, boné, chapéu, óculos ou semelhantes, protetor auricular, fone de ouvido e qualquer material estranho à prova.

Medidas preventivas

A Fuvest reforçou as orientações de biossegurança adotadas em relação à Covid-19: será cobrado dos candidatos o uso de marcará cobrindo boca e nariz. Os portões irão abrir com antecedência às 12h, as mesas terão distanciamento de 1 metro, será disponibilizado álcool em gel em todas as aulas e banheiro, também será distribuído sachê com lenço umedecido de álcool 70% em cada carteira e será permitida apenas a ingestão de líquidos dentro da sala de aula, alimentos deverão ser consumido fora em áreas apropriadas. 

A Fuvest ainda informa que candidatos que estiverem com diagnóstico confirmado de Covid-19, a partir de 6 de janeiro, for contactante domiciliar ou próximo de caso confirmado de Covid-19, com o último contato após 13 de janeiro, ou tiver suspeita de contágio, não deve comparecer ao local de prova. 

Cronograma

16 e 17 de janeiro: aplicação da 2ª fase
19 a 22 de janeiro: provas de habilidades específicas 
11 de fevereiro: divulgação dos aprovados em 1ª chamada
14 a 17 de fevereiro: matrícula virtual - 1ª chamada 
25 de fevereiro: divulgação dos aprovados na 2ª chamada 
28 de fevereiro a 1º de março: matrícula virtual - 2ª chamada 


Dicas

Especialistas do SAS Plataforma de Educação, por meio de texto enviado pela assessoria de imprensa, dão dicas para os estudantes se saírem bem nas provas dessa fase. Confira:

Língua portuguesa: o foco das questões é interpretação textual e é importante conhecer as obras da lista específica da Fuvest. A tendência é que caiam questões sobre as obras que não foram mencionadas na primeira fase. Além disso, as questões da disciplina costumam cobrar bastante gramática, como significado das palavras, regras e comportamentos linguísticos.

Matemática:  questões de geometria plana e trigonometria costumam prevalecer;

História: predominam questões sobre o mundo contemporâneo. É possível que sejam abordados os períodos colonial ou da república, mas há sempre um comparativo ou as consequências no mundo atual;

Geografia: o aluno pode focar na revisão de temáticas como população, questões ambientais e geopolítica;

Física: vale rever os temas de mecânica, com destaque para as Leis de Newton e conservação de energia; eletricidade (foco em circuitos elétricos) e ondulatória;

Química: importante estudar os conceitos de química geral, considerando atomística, tabela periódica e estequiometria;

Biologia: corpo humano (fisiologia) e o reino animal e as relações com o ambiente (ecologia) são temas recorrentes.

Para auxiliar em todas as questões, a plataforma recomenda: identificar o tema da questão, pois dessa maneira fica mais fácil resgatar o conhecimento do assunto que tem na memória. Além disso, a SAS ainda aconselha "checar o comando da questão, que pode ser: cite, explique, calcule, analise, entre outros; elaborar respostas diretas, pois a banca de correção segue a grade estipulada para a resposta e desconsidera o que não fizer parte do esperado; controlar o emocional, com cuidado do sono, alimentação e relaxamento antes do exame".

COMENTÁRIOS DOS LEITORES