Baixe o cronograma de estudos do Vai Cair No Enem

Mapa da Aprovação reúne estratégias para aumentar suas chances de entrar na universidade 
Faça o download do cronograma gratuitamente - Unsplash

Não existe nada mais frustrante para o estudante do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do que, muitas vezes, se dedicar durante anos de estudo e no final não obter um bom resultado. Para você que já sofreu com isso alguma vez, é importante saber que um dos maiores diferenciais na busca pela aprovação é justamente a criação de um cronograma de estudos eficiente e alinhado a sua realidade diária. 

Com um bom planejamento, o estudante otimiza cada hora de estudo, de forma a obter diversos benefícios, como menos desperdício de tempo, mais produtividade, driblar a procrastinação, garantir que irá estudar os conteúdos mais cobrados e, no geral, ter a certeza de que chegará até a prova do Enem com mais confiança e repertório de conhecimentos para responder às questões.

Para te ajudar nessa missão, o Vai Cair No Enem desenvolveu o Mapa Da Aprovação, um cronograma de estudos gratuito que foi elaborado com a colaboração de excelentes professores de cada área do conhecimento. No Mapa, você irá encontrar um plano de estudos estratégico para o Enem, com os conteúdos que devem ser estudados a cada mês, para todas as disciplinas presentes no exame. 

Com o cronograma, você terá uma trilha perfeita para estudar todos os conteúdos programáticos de forma inteligente e, com certeza, aumentará suas chances de ingressar na universidade.

Baixe já o Mapa da Aprovação

Além desse presente para os estudantes, O Vai Cair No Enem conversou com professores de pré-vestibulares para saber quais as suas principais dicas para montar um cronograma de estudos produtivo e eficiente para o Enem. Confira algumas dicas dos docentes:

 

Estabeleça prioridades

 

De acordo com o professor de química Francisco Coutinho, na organização do cronograma, um dos principais pontos que devem ter a atenção do candidato é a escolha dos temas que devem ser estudados. Saber bem o que estudar faz toda a diferença para que o aluno não desperdice tempo e consiga priorizar os conteúdos que farão diferença na sua nota final.

“Eu indico que o estudante saiba bem qual curso deseja fazer. Isso porque ao saber qual a área de formação, o candidato também saberá quais as áreas de conhecimento mais importantes para ele no Enem e como consequências quais as disciplinas que devem ser priorizadas na hora de estudar.”, explica o professor.

Dessa forma, o docente orienta que o estudante separe por ordem de prioridade, as disciplinas de maior peso para o curso que irá se candidatar e a partir daí pesquise quais assuntos mais caem em cada uma dessas áreas de conhecimento.  Segundo o professor, isso irá ajudar a criar um cronograma equilibrado. “O aluno deve dedicar mais tempo para o que tem maior peso e menos para assuntos secundários, que não terão tanta relevância na hora de se candidatar ao curso pretendido. Porém, eu destaco que é importante tentar estudar tudo”, explica Coutinho.

 

Organize seu tempo 

 

Nem todo mundo que está na corrida para entrar na universidade tem o privilégio de ter o dia livre apenas para os estudos. Muitos candidatos precisam trabalhar, possuem filhos e outros compromissos que ocupam grande parte da rotina. Desse modo, para o professor Francisco Coutinho, o cronograma perfeito deve se alinhar à realidade do estudante e não o contrário, não adianta criar metas de estudos inalcançáveis.

“Nenhum professor pode definir qual o melhor horário para estudar, só quem pode dizer isso é o estudante, porque só ele sabe do seu dia a dia. Minha dica então é que se possível, o candidato separe ao menos três horas de estudo por dia, no caso, são duas horas para estudar a matéria em si e uma hora diária para resolver questões daquele assunto”, esclarece o docente.

Ainda segundo Francisco, uma sugestão é que os estudantes separem um dia apenas para realizar revisões, que no caso seria o dia de sábado. Aos domingos, o professor indica que o aluno descanse e busque realizar atividades prazerosas, o que ajuda a manter o equilíbrio e a saúde emocional. 

 

Cronograma semanal

 

A professora de português e idealizadora da plataforma de redação “Poxalulu”, Ana Luíza, comenta que, na elaboração do cronograma, é essencial estabelecer pequenas metas de estudo, preferencialmente de forma semanal. Isso porque ao pensar apenas no longo prazo, o estudante corre sérios riscos de se perder em meio aos conteúdos e cair na procrastinação.

“É importante ter um cronograma semanal, porque o aluno está começando a estudar e muitas vezes ainda não pegou o ritmo de estudos. Assim, definir pequenas metas a serem cumpridas em cada semana, deixa mais claro o que deve ser feito em cada dia e aumenta a sensação de satisfação ao cumprir os objetivos estabelecidos.”, afirma Luíza. 

 

Ordem cronológica de estudo

 

Ainda de acordo com a professora Ana Luíza, o estudante do Enem precisa ter uma visão mais estratégica na hora de montar o cronograma. Isso porque após um longo ano de conteúdos estudados semanalmente, se torna bem fácil esquecer tópicos que podem ser responsáveis por aumentar a média da nota. Para a docente, é fundamental distribuir os assuntos ao longo do ano, de acordo com sua respectiva relevância:

“O estudante também deve ficar atento a ordem de estudo. Por exemplo, se ele está mais próximo do Enem, é bem mais estratégico que ele estude conteúdos mais relevantes, que podem ser os que têm mais peso ou algum tópico que caia bastante na prova e ele tenha muita dificuldade. Enquanto nesse começo de ano, pode ser bom para começar do zero, no caso da matemática, por exemplo, iniciar os estudos pela matemática básica faz toda a diferença para o resto dos conteúdos de exatas.”

Não deixe de conferir o Mapa da Aprovação, um cronograma gratuito do Vai Cair No Enem que já foi pensando com essas e muitas outras dicas dos professores.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES