CNE aprova recomendação do novo Enem, com questões discursivas e duas etapas

Se homologado pelo MEC, novo Enem será implementado em 2024
O parecer foi aprovado pelo CNE por unanimidade e seguirá para deliberação do Ministério da Educação (MEC) - Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

O Conselho Nacional da Educação (CNE) recomendou, nessa segunda-feira (14), que O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seja dividido em duas etapas e tenha questões discursivas. A proposta é que a mudança comece em 2024. O parecer foi aprovado pelo CNE por unanimidade e seguirá para deliberação do Ministério da Educação (MEC).

Segundo a recomendação, no primeiro dia de Exame, o estudante teria que responder a questões discursivas e não apenas de múltipla escolha. A medida orienta, o primeiro dia de aplicação será composto por quesitos interdisciplinares das áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Sociais e Ciências da Natureza. A disciplina de Língua Inglesa está sendo avaliada como parte de Linguagens, já que é obrigatória, como estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A prova de redação também será aplicada nesse dia.

No segundo dia de aplicação das provas, os estudantes deverão escolher entre quatros áreas que compõem as bases do itinerário formativo das escolas, de acordo com o Novo Ensino Médio. As possibilidades propostas pelo CNE são:

  • Linguagens e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
  • Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências da Natureza;
  • Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

O parecer aprovado pelo CNE não aborda o número de questões da prova nem o formato que será a segunda etapa do Enem. Os detalhes deverão ser decididos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do MEC responsável pela aplicação do Exame.

Atualmente, o Enem é composto com 180 questões de múltipla escolha. O Exame é dividido em dois dias. No primeiro, os estudantes realizam as provas de Linguagens e Ciências Humanas, além de redação. Já no segundo, os candidatos respondem a quesitos de Ciências da Natureza e matemática.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES