Com o site do Prouni ainda em manutenção, estudantes enfrentam problemas e pedem prorrogação do prazo

MEC não se manifestou sobre o assunto
Site do Prouni está em manutenção desde a última quinta-feira (7) - Reprodução/Site do Prouni

Em manutenção desde a última quinta-feira (7), o site do Programa Universidade para Todos (Prouni) tem sido responsável por momentos de ansiedade e incertezas para estudantes que aguardam a estabilização do sistema para usufruir das bolsas, parciais ou integrais, oferecidas pela iniciativa. Sem uma resposta do Ministério da Educação (MEC), os participantes pedem, através das redes sociais, a prorrogação do prazo para a entrega de documentação comprobatória, que se encerra nesta quarta-feira (13).

Em sua primeira tentativa no Prouni, a estudante Nycholle Lauryn, de 20 anos, foi selecionada para uma bolsa integral no curso de fisioterapia, no entanto ao levar a documentação exigida pelo programa até a instituição de ensino foi surpreendida negativamente, devido ao sistema está fora do ar. "Na hora de entregar a documentação, a instituição diz que está sem sistema e que não pode fazer nada, a não ser esperar o ProUni, pois o mesmo está em manutenção para eles. Ainda disseram que o Prouni iria mandar um edital, entre hoje e amanhã. Um edital  que nunca é divulgado", relatou à reportagem. 

Ansiedade e ausência de informação

Ao Vai Cair No Enem, Nycholle afirmou que entrou em contato com a central responsável pelo Prouni e, mesmo assim, não obteve uma resposta concreta. "Liguei lá no Prouni, perguntei sobre o edital e a resposta deles foi: ' a gente ainda não tem acesso a esse edital, fica esperando se a universidade disse isso então aguarda'". Sem uma justificativa ou direcionamento para solucionar o caso, a estudante, que não tem como arcar a graduação sem a bolsa, resume os últimos dias. "Desespero, ansiedade, a cada instante ligando, pesquisando sobre, querendo uma resposta e nada. É pra gente ficar louco mesmo", desabafa.

No mesmo cenário de incerteza, Fábio Augusto, de 18 anos, foi pré-selecionado para o curso de jornalismo com bolsa parcial, porém não recebeu e-mail, por parte da faculdade, com a confirmação. "Fui ontem por conta própria na minha universidade e eles me informaram que já haviam enviado e-mail pra todos os selecionados, eu fiquei confuso", disse.  O candidato ressalta que na lista de espera é ofertada apenas uma bolsa e ele aparece em primeiro lugar. Fábio também afirma que tentou contato com o MEC e não teve retorno. 

Questionado sobre o direcionamento dado pela faculdade da oferta da bolsa, o estudante explica que, apesar da instabilidade do sistema, ele poderia levar os documentos. "Eles [universidade] apontaram que seria uma possível atualização no servidor do Prouni", expõe.

Em meio a falta de informações e posicionamentos oficiais, Fábio não acredita que haverá prorrogação do prazo. "Eu acredito que não, senão, eles teriam soltado uma nota oficial ou um comunicado (...) não me sinto completamente seguro, mas estou confiante porque consegui todos os documentos", conta esperançoso. 

O Vai Cair no Enem entrou em contato com o Ministério da Educação, no entanto, até o fechamento da matéria, não tivemos retorno. O espaço segue aberto. 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES