Enem: em PE, cada universidade terá autonomia para decidir sobre uso de máscara na prova

O Exame está previsto para os dias 13 e 20 de novembro
De acordo com o edital, fica proibida a entrada de participantes nos locais de provas do Enem sem o uso do item, no entanto, a medida é válida apenas para os estados em que houve a flexibilização - Pixabay

Na última sexta-feira (30), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 nas versões digital e impressa, cuja aplicação está prevista para 13 e 20 de novembro. Além do cronograma da avaliação, os candidatos também podem ter acesso a informações sobre o uso de máscaras. Entretanto, a norma sobre a proteção abre margem para diferentes condutas.


De acordo com o edital, fica proibida a entrada de participantes nos locais de provas do Enem sem o uso do item. No entanto, a medida é válida com ressalvas para os estados em que houve a flexibilização do equipamento de proteção individual em ambientes fechados, como Pernambuco, por exemplo. No Estado, a exceção se aplica a escolas, onde o uso do objeto permanece essencial, assim como farmácias e unidades de saúde e transportes coletivos.

Como o Enem é aplicado em escolas e universidades, o Vai Cair no Enem entrou em contato com instituições do Estado que costumam receber um grande quantitativo de candidatos do certame sobre a manutenção ou não do item. Confira:

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Por meio da assessoria, a UFPE reforçou que o uso da máscara nas dependências, como salas de aula e auditório, da instituição permanece obrigatório.

Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Também através da comunicação, a universidade aponta que a necessidade do item pode ser flexibilizada ainda em maio, por isso, até a aplicação do Enem e outros certames não será obrigatório a utilização de máscaras.

Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)

Um dos maiores locais de provas do Estado, a Unicap, localizada na área central do Recife, ressalta que o direcionamento atual é pela permanência do item. No entanto, em caso de mudança de cenário da pandemia de Covid, podem ser feitas mudanças. 

Centro Universitário Brasileiro (Unibra)

Reunindo também um grande quantitativo de estudantes nos dois dias de provas, a Unibra, situada no bairro da Boa Vista, área central da capital pernambucana, por meio da comunicação, ressaltou que a instituição segue o decreto estadual, que torna não obrigatório o uso de máscaras em locais fechados. Entretanto, a assessoria salienta que o fato não exclui que participantes da avaliação levem ou usem o item nos dias de aplicação.

Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)

Assim como a Unibra, a UNINASSAU ressalta que segue o decreto do Governo de Pernambuco, logo, a utilização não é obrigatória. A instituição também aponta que as instalações são cedidas ao Inep para a realização do Enem, "então, a decisão de uso ou não, é deles". 

O que diz a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES)

A reportagem questionou a SES que, através da assessoria, afirma que o atual decreto é direcionado apenas para escolas "nas aulas de ensino fundamental e médio. O Enem não está incluído". Entretanto, a pasta salienta que as universidades têm autonomia para decidir sobre o uso da máscara durante a aplicação da prova dentro das instituições. Além disso, a secretaria frisa que até a realização do exame, prevista para novembro, pode haver mudanças no protocolo de uso do equipamento de proteção individual.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES