Confira cinco passos para fazer um bom desenvolvimento na redação do Enem

O desenvolvimento é uma parte muito importante da redação, afinal é nele que o estudante irá aprimorar seus repertório sobre o tema, expondo as ideias de forma clara e objetiva
Veja dicas para aprimorar a sua redação do Enem - Freepik

Para garantir uma boa nota na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é necessário compreender três passos fundamentais para a construção da redação. São eles: introdução, desenvolvimento e conclusão. O desenvolvimento, por sua vez, é uma parte muito importante da redação, afinal é nele que o estudante irá aprimorar seus repertório sobre o tema, expondo as ideias de forma clara e objetiva.

“A estrutura do desenvolvimento é um misto de competências, por exemplo, o aluno pode interagir com a segunda competência, a primeira, que faz parte da gramática, a terceira, que é a seleção de informações, e a quarta, que são os conectivos”, explica o professor de Linguagens e redação Felipe Rodrigues.

Para ajudar os estudantes que estão se preparando para o Enem, o Vai Cair No Enem reuniu cinco passos para aperfeiçoar o desenvolvimento e garantir uma boa nota na redação. Confira também dicas importantes sobre a introdução e a conclusão. Veja as orientações:

Organização

Para iniciar qualquer redação, é necessário se organizar, antes de executar, buscar informações necessárias sobre o assunto. Por isso a importância de estudar diversas vertentes para melhorar a escrita, desta forma, o estudante terá uma gama de ideias para desenvolver na redação. 

“A seleção e organização das ideias compreende esta mesma característica avaliativa do Exame Nacional do Ensino Médio, então o aluno precisa trazer uma crítica necessária sobre os problemas sociais, com embasamento teórico, muito estudo, leitura e criatividade”, destaca Rodrigues.

Tópico frasal 

Para iniciar o desenvolvimento é necessário “abri-lo" com o tópico frasal. O tópico frasal é a ideia central da redação, aquela afirmação que será o objetivo para tudo o que virá adiante.

Segundo o professor Felipe, o tópico frasal é uma provocação necessária para que o estudante consiga convencer o corretor do texto e, principalmente, que seja produzido um embasamento necessário para que todos se convençam do assunto abordado no parágrafo.

“Cada um dos parágrafos terá um tópico frasal, já que cada um deles terá assuntos distintos sobre o tema específico”, destaca o professor. Os tópicos são importantes para entregar o sentido ao texto, para que ele não fique sem rumo e tenha um objetivo claro.

Exemplificação 

Um dos pontos importantes da redação é mostrar que você sabe do assunto. Apresentar exemplos, falar sobre casos, fatos e pesquisas que podem enriquecer a redação, além de deixar claro que você entende e estudou sobre o tema. Justifique sua ideia e apresente seus dados, para fortalecer sua tese.  

Fontes

Falar sobre as pesquisas não tem valor nenhum se não citar a fonte de onde ela vêm. Por exemplo: “Pesquisas apontam que 30 milhões de brasileiros se consideram vegetarianos”. Quais pesquisas? Quem pesquisou? É necessário deixar claro aa procedência da informação.  

Citar fontes confiáveis é ideal, nada de fontes duvidosas ou não conhecidas. Busque citar organizações confiáveis, nacionalmente ou mundialmente, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dentre outras.  

Originalidade

Falar sobre dados e pesquisas é importante, mas o desenvolvimento não pode ser escrito apenas com isso. É preciso que o estudante seja original e criativo em suas ideias.

“O desenvolvimento nada mais é que esmiuçar todas as competências e seguir uma estrutura que tenha assuntos pré-determinados para cada um dos parágrafos e, principalmente, o repertorio sociocultural de peso”, finaliza Felipe.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES