Pode ir de boné ou óculos escuros para o Enem 2022? Confira tudo o que você precisa saber antes da prova

A aplicação do exame está prevista para os dias 13 e 20 de novembro
Enem 2022 - Júlio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo

A 20 dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, os candidatos precisam ficar atentos aos horários, datas e ao que é permitido ou não levar para os locais de provas nos dias de aplicação, que está prevista para 13 e 20 de novembro.

No primeiro dia do certame, os 3,3 milhões de inscritos responderão questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação. Já no segundo domingo, os participantes realizarão provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Ao todo, o Enem é composto por 180 quesitos de múltipla escolha.

Horários

Abertura dos portões: 12h

Fechamento dos portões: 13h

Início da prova: 13h30

Término da prova (1º dia): 19h

Término da prova (2º dia): 18h30

Nos dois dias, os candidatos só podem levar o caderno de questões faltando 30 minutos para o término da avaliação.

O que levar?

- Caneta esferográfica de tinta preta (em material transparente);

- Documento de identificação com foto;

Na ocasião, serão aceitos: Carteira de identidade, passaporte, carteira de habilitação, carteira de trabalho, Carteira de Registro Nacional Migratório ou documento provisório de Registro Nacional Migratório, e-Título, CNH digital e RG digital, desde que apresentado nos aplicativos oficiais.

- Cartão de inscrição (não obrigatório).

Os estudantes também podem levar garrafa com água e lanches. Itens como óculos escuro, bonés ou chapéus, relógios, celulares, smartphones, tablets ou outros dispositivos eletrônicos devem ser guardados no envelope porta-objetos, disponibilizado pelos fiscais, antes da entrada na sala. Confira a lista completa de objetos permitidos aqui.

Uso de máscara

De acordo com o edital do Enem 2022, o uso de máscara de proteção à Covid-19 não é obrigatório nos Estados e municípios em que o item está liberado em lugares fechados por meio de decreto ou ato administrativo.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES