Ministro da Educação garante que não sabe o tema da redação do Enem 2022

Victor Godoy participou de um podcast e salientou também que 'spoiler' sobre temática da prova é 'lenda urbana'
Ministro da Educação, Victor Godoy - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Faltando poucas semanas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, previsto para os dias 13 e 20 de novembro, o ministro da Educação, Victor Godoy, nesta quinta-feira (27), afirmou que não sabe o tema da redação desta edição. De acordo com Godoy, as provas já estão prontas e guardadas em uma sala segura do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

"Eu fico sabendo do tema da redação só na hora que o envelope [de provas] é aberto. Nós ficamos de prontidão (...) eu fico aguardando a informação sobre o tema da redação para 'tuitar'. Quando abre [o envelope de provas] é uma correiria, porque precisa sair rápido, imediatamente".

Ao falar sobre vazamento do tema, durante a aplicação do primeiro dia de prova, o ministro culpou alguns candidatos que entregam a avaliação rápido e "colocam no Twitter que o tema vazou". Entretanto, de acordo com o edital do certame, os participantes só podem deixar os locais de provas, sem o caderno de questões, após duas horas do início da aplicação, ou seja, às 15h30.

Spoiler?

Em outro trecho da entrevista ao Josi TV Podcast, no YouTube, Victor Godoy citou que alguns estudantes enviam mensagens para que ele libere dicas sobre a temática da prova dissertativa. "Muitos estudantes me mandam mensagens, falam comigo para que eu solte alguma dica sobre o tema da redação", expõe.

Segundo Godoy, alguns participantes do Enem acreditam ele dá 'spoiler' nas redes sociais. "O pessoal vive me pedindo dica. Você sabe que tem um mito, uma lenda urbana, que é a seguinte: que o ministro da Educação sempre dá dicas do tema da redação nas redes sociais", disse. Nesse momento, Godoy reforça, mais uma vez, que só sabe a temática no dia da aplicação.

Leia também: Spoiler? Após Inep liberar cartilha, estudantes especulam tema da redação do Enem 2022

Enem 2022

Nesta edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Inep contabilizou 3.396.632 inscritos nas versões impressa e digital, segundo menor número de participantes desde 2005.

No primeiro dia do certame, os candidatos responderão questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação. Já no segundo domingo, os participantes realizarão provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Ao todo, o Enem é composto por 180 quesitos de múltipla escolha.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES