Enem 2022: Veja dicas finais de matemática

Os professores Amanda Gonçalves e Eduardo Coelho dividem os principais pontos para que o aluno garanta uma boa nota em matemática
Professores explicam sobre TRI e quais os principais assuntos que caem no Enem - Freepik

Por Mariana Ramos

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 terá seu segundo dia neste domingo (20), com questões de matemática e Ciências da Natureza, sendo elas biologia, química e física. As provas das áreas costumam assustar muitos vestibulandos nessa fase, por isso, os professores Amanda Gonçalves e Edu Coelho juntaram algumas dicas para acalmar os alunos e ajudar a focar nessa reta final.

Antes da prova, os professores indicam que revisar e fazer questões é o melhor a se fazer. O momento de estudar foi durante todo o ano, agora, é preciso fazer revisão e focar em descansar. Porém, como saber o que revisar? Os professores separaram alguns assuntos mais importantes para o Enem.

Para Amanda, os alunos não podem deixar de fazer questões sobre razão e proporção, exercitar a interpretação de gráficos e tabelas e revisar geometria plana e matemática básica. Para Eduardo, os cinco principais assuntos no exame são: razão e proporçãoestatísticageometria planaporcentagem geometria espacial.

Para o professor Eduardo, a prova de matemática do Enem é estratégica. Segundo ele, não adianta chegar na prova às cegas, chutando, sem um plano em mente. “Diferente de todas as outras provas objetivas, só matemática tem uma única área, com 45 questões, daí você entende que matemática tem um peso diferente. (...) Há como tirar 700 acertando apenas 13 questões.”

Eduardo explica que o sistema de pontuação do Enem não é proporcional, o sistema chamado TRI, Teoria de Resposta ao Item, divide as 45 perguntas em fácil, médio e difícil, e despontua mais quem acerta questões difíceis do que quem acerta fáceis. Isso se dá pela tentativa de prevenção ao “chute”, ou seja, o acerto não intencional do estudante.

“Na prova de matemática, é esperado, em geral, em torno de 20 questões fáceis, 19 de nível mediano e 6 difíceis. Se você acertar muitas questões difíceis e errar questões fáceis, sua nota vai cair, por causa do sistema chamado TRI”, conta Eduardo. As questões são niveladas por alunos do ensino médio de forma aleatória, as que tiverem mais erros por parte dos alunos são tidas como difíceis.

“Por exemplo: Em geral, questões de logaritmo são classificadas nesse sistema de pontuação como difíceis mesmo se for extremamente fácil. Isso porque o logaritmo é um assunto que deixa o aluno com medo. Uma grande quantidade de pessoas, quando vê uma questão de logaritmo, pula ou chuta a questão sem ler, mesmo sendo uma questão fácil, por estar assustado com o assunto. Então às vezes pode ser uma questão fácil que só não foi bem respondida”, complementa o docente.

Amanda também comenta sobre esse sistema de pontuação arriscado no Enem: “No dia da prova, priorize as questões mais fáceis, elas garantem a você uma boa pontuação, depois faça as médias e, por fim, as mais difíceis. Isso fará com que o seu desempenho no Enem seja melhor, segundo o TRI.”

Eduardo Coelho reforça que, sabendo lidar com o TRI, sua nota pode subir consideravelmente. “Fazer a prova de matemática é fazer com estratégia, mesmo tendo segurança com a matéria, porque a prova do Enem é extremamente cansativa, pode esperar por uma prova cansativa no domingo (20).”

O discente finaliza sua fala com as dicas essenciais para hora do Enem: “A estratégia para a prova é: leia a questão duas vezes, se você teve dificuldade em compreensão e não sabe como começar, não vale a pena. É muito melhor você errar uma difícil mas acertar duas fáceis, esse tempo que você vai perder (em uma questão difícil) não vale a pena. Se você entender que é uma questão difícil, você pula. Tenta de novo depois, se sobrar tempo, mas você tem que focar totalmente em questões fáceis.”

Amanda ainda reforça para os alunos que estão muito ansiosos e pensam em estudar tudo: “Façam apenas questões, principalmente de provas anteriores, e na véspera da prova apenas descanse. Cuide da sua saúde física e mental.”

O segundo dia do Enem será realizado no próximo domingo (20). Os portões abrem ao meio dia e serão fechados às 13 horas. As provas terão início meia hora depois, às 13h30, e irão encerrar às 18h30. Os candidatos devem levar uma caneta esferográfica preta em material transparente e um documento de identificação com foto para o local de prova. Mais informações sobre horário e o que levar, os estudantes devem acessar a Página do Participante.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES