Enem: Veja dicas para evitar esquecer os assuntos na hora da prova

'Deu branco' na hora da prova? Veja como evitar a situação
Enem 2022 - Unsplash

Por Joice Silva

Você estudou, se dedicou, revisou cada assunto, fez mil e um exercícios para dominar bem cada disciplina abordada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas, de frente com a prova, sua mente “bugou”, “deu um branco”, e você não conseguiu lembrar do conteúdo estudado. Se isso aconteceu com você ou está com medo de que aconteça, veja, nesta matéria, a recomendação de especialista sobre o assunto.

A ansiedade pode ser a principal vilã, ao se realizar algo novo ou que saia da nossa rotina. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Airton Senna, divulgada em maio de 2022 na Comissão de Educação do Senado Federal, mostrou que cerca de 70% dos estudantes relataram quadros de depressão ou ansiedade quando foram consultados a partir do retorno ao ensino presencial após a pandemia da Covid-19.

De acordo com a Psicóloga Micaela Helena, comumente as pessoas se sentem ansiosas antes de um momento novo ou muito significativo, como uma prova. É natural a presença dessa emoção por nosso corpo identificar uma possível ameaça, por isso, a forma que você interpreta e lida com a situação vai influenciar muito em como ficará o nível dessa ansiedade. E para lidar com essa vilã, o preparo e antecipação são imprescindíveis.

“Ter horários estabelecidos para dormir e acordar, escutar músicas que te acalme, estar perto de pessoas que pode te proporcionar a distração cognitiva e entre outras”, destaca.

Outra dica dada por Micaela é a respiração. Segundo ela, respirar fundo pode ser uma das principais ferramentas na hora de controlar a ansiedade e focar no que é necessário, tirando o foco de pensamentos disfuncionais ou ambiente temido.

“Tente sentar ou deitar de uma forma confortável, apoie a sua mão no abdômen, inspire por 4 segundos, segure o ar por 2 segundos e solte o ar pela boca vagarosamente contando até 6 segundos. Repita quantas vezes achar necessário e lembre-se, tente ter atenção plena no que é necessário no momento e não evite a situação, pois isso te deixará mais ansioso”, pontuou.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES