Enem: alunos afetados pelas chuvas podem pedir reaplicação

Temporal na Grande São Paulo pode atrapalhar realização do exame de estudantes neste domingo (5)
Temporal atinge Grande São Paulo - Divulgação/Defesa Civil de SP

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) garantiu, neste domingo (5), que os estudantes prejudicados por eventos climáticos, como as fortes chuvas que atingem a Grande São Paulo, terão direito à reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. 

Para solicitar a reaplicação do Enem, o candidato deve acessar a Página do Participante entre os dias 13 e 17 de novembro. Após analisar os pedidos e se comprovado que o estudante foi prejudicado, o Inep divulgará os novos locais para reaplicação das provas nos dias 12 e 13 de dezembro. 

O edital do exame prevê a reaplicação para participantes que tenham problemas logísticos provocados por desastres naturais, falta de energia que comprometa a visibilidade da prova, falha no dispositivo eletrônico disponibilizado ao candidato. 

Chuvas em São Paulo

Em São Paulo, devido ao forte temporal, seis pessoas morreram e, até agora, mais de 1 milhão de pessoas continuam sem energia. Além disso, 308 escolas ficaram sem luz elétrica.

Ainda na manhã deste domingo (5), a Enel, empresa responsável pela distribuição de energia em SP, comunicou que a maioria das escolas afetadas já foram conectadas ao sistema elétrico. Além disso, colégios e salas de aulas que receberam auxílio de geradores, para garantir luz elétrica.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES