Pais acompanham filhos no primeiro dia de Enem

Neste domingo (5), os candidatos realizam provas de Linguagens, Ciências Humanas e redação.
Beatriz e Ana - Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo

Por Marília Parente

É grande a movimentação de pais e mães que acompanham os filhos nos locais de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 no Recife. Neste domingo (5), os candidatos realizam provas de Linguagens, Ciências Humanas e redação.

A assistente social Beatriz Cristina Mariano fez questão de levar a filha, Ana Patrícia Mariano, de 17 anos, à Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), um dos locais de aplicação do Enem. "Desde a escolha do curso até o dia da prova, gosto de acompanhar tudo. Ontem, fiz questão de passar mensagem para cada colega dela, desejando boa sorte", afirma Beatriz. 

Ana Patrícia brinca que o nervosismo da mãe é maior do que o dela, que participa do Enem pela primeira vez, com o objetivo de ser aprovada no curso de Engenharia Civil. "Ela me deixa mais calma só de estar do meu lado. Também conversa comigo sobre os temas que podem cair na prova. Não fico sozinha perdida no mundo, sem saber pra onde ir", comenta. 

O eletricista Rinaldo Buarque também fez questão de acompanhar a filha, Débora Alves, de 17 anos, ao local de aplicação. "Eu fico mais nervoso do que ela, vim no ônibus suando, até aqui. Eu não fiz faculdade, mas quero que ela tenha um futuro bom através dos estudos", torce Rinaldo.

Rinaldo e Débora

Rinaldo e Débora (Foto: Júlio Gomes/LeiaJá)

Débora conta que quer cursar medicina veterinária e passou a semana inteira ansiosa pelo vestibular. "Até agora, estou nervosa. Acho que não estudei o suficiente em casa, porque minha escola é de período integral. Apesar disso, estou otimista para a prova", acrescenta.

Já o porteiro Edson Mendes resolveu acompanhar a filha, Julia Santana, de 17 anos, ao ponto de aplicação. "É a primeira vez que ela faz o Enem. Julia é muito estudiosa, muito dedicada, então eu tenho boa expectativa para hoje", diz.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES