O ministro da Educação, Camilo Santana, disse que o governo estuda isenção total para estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2024. A declaração foi dada durante o programa "Conversa com o Presidente", nesta terça-feira (14).
De acordo com o ministro, a expectativa é que a medida estimule a participação dos estudantes na prova. "Concluindo esse primeiro Enem deste primeiro ano, vamos fazer uma série de avaliações sobre o que podemos melhorar. Ou isenção total da taxa de inscrição para todos os alunos do Enem, ou fazer um trabalho articulado com os Estados", afirmou Camilo Santana, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante transmissão semanal ao vivo nas redes sociais.
Ainda segundo Santana, os Estados têm grande diferença no número de inscritos. "Tem Estados que têm 90% ou mais de alunos que estão no terceiro ano do ensino médio que se inscrevem no Enem, mas tem Estados que não chegam nem a 40%", comentou.
O ministro ainda afirmou que o maior esforço do governo federal é para garantir que todos os alunos do terceiro ano do ensino médio brasileiro se inscrevam na prova. Para isso, segundo ele, a gestão Lula 3 criará mecanismos para estimular as inscrições e evitar abstenções.
Com informações da Agência Estado
COMENTÁRIOS DOS LEITORES